13ª Conferência reforça a importância das políticas socioassistenciais para São Félix do Xingu

O tema central da 13ª Conferência Municipal é “A Assistência Social, direito do povo e dever do estado, com financiamento para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. As Conferências são instâncias deliberativas, com atribuição para avaliar as políticas de Assistência Social e definir as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

O encontro aconteceu de forma presencial respeitando todos os protocolos de segurança da Covid – 19 entre os dias 26 e 27 de agosto no recinto do Tatersal de Leilões do Sindicato dos Produtores Rurais de São Félix do Xingu e contou com as presenças dos Secretários, entidades Governamentais e Não Governamentais, Poder Legislativo, Conselho Municipal de Direito de Crianças e Adolescentes ( CMDCA), Conselho Tutelar ( CT), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais ( APAE), Universidades, Instituições de Ensino Escolar, Igreja Católica, Servidores e Coordenadores de programas da Secretaria Executiva Municipal de Trabalho e Promoção Social de São Félix do Xingu ( SEMTEPS), entre outros representantes da Sociedade Civil e Organizada.

Durante o evento houve apresentações Cultural do Grupo Conectadas com Deus, coordenados por meio do Programa de Aquisição de Alimentos ( PAA) e também das crianças do programa de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência da Assistência Social ( CRAS).

A conferência foi organizada em cinco eixos: proteção social não-contributiva e o princípio da equidade social como paradigma para gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades; financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais; controle social: o lugar da sociedade civil no Suas e a importância da participação dos usuários; gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direitos; atuação do Suas em situações de calamidade pública e emergências.

As indicações aprovadas estão relacionadas a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população do município de São Félix do Xingu, além da necessidade de financiamento do Governo Federal.

Ao todo, a plenária final elencou 10 prioridades ao município, direcionadas aos governos do Estado e ao Governo Federal. Um relatório e as prioridades do município serão apresentadas à gestora municipal titular da  Secretaria Executiva Municipal de Trabalho e Promoção Social, Silvia Regina e ao prefeito João Cleber.

No encerramento da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de São Félix do Xingu, doze (12) delegados foram eleitos para representar o município  na Conferência Regional de Assistência Social que ocorrerá no mês de setembro na cidade de Redenção.

Por fim, sete (07) entidades comporão o Conselho Municipal de Assistência Social pelos os biênios 2021 a 2023, informou, Claudianne Lopes Carvalho, Secretária adjunta da Secretaria de Trabalho e Promoção Social da Prefeitura de São Félix do Xingu.

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support