Feira do Peixe é apoiada pelo Governo e garante renda para pescadores com preço acessível à população

A chegada da Semana Santa aguçou a procura por peixes, cuja degustação faz parte do costume e tradição cristã nesta época do ano. Depois de dois anos sem a realização da Feira do Peixe, devido à pandemia da Covid-19, a Prefeitura de São Félix do Xingu, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAGRI), retomou o evento na Feirinha da Praça Céus, no Mercado e Feira Municipal Manoel Pastana.

O evento conta com o apoio irrestrito da atual administração de São Félix do Xingu e é apoiada por órgão do Governo do Pará – via Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Secretaria de Estado de desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (SEDAP), tendo a parceria do Sindicato dos Produtores rurais (SPRFX) e a colaboração da Colônia de Pescadores Z-65.

O Prefeito João Cleber esteve presente na abertura da feira do peixe, e reafirmou o compromisso no sentido de elaborar projetos voltados a piscicultores e pescadores com escavação de tanques em propriedades rurais, também traçar metas para a implantação de laboratórios de alevinos no sentido de incentivar cada vez mais atividades pesqueira no município, já que São Félix do Xingu e privilegiada por ser banhada por dois Rios Fresco e Xingu.

Vereador Gonçalo Sousa, Presidente do Poder Legislativo, em sua fala solicitou para que o município possa pensar em futuro próximo de uma implantação de um frigorífico de peixe, ao qual, segundo o parlamentar é mais uma maneira de agregar a valorização da atividade pesqueira em São Félix do Xingu.

O caminhoneiro Valter Costa, comprador assíduo há anos, garante a qualidade dos peixes vendidos na feira do peixe. O preço também o agradou, em média o quilo pescado está sendo comercializado por R$18 reais. “Sempre compro peixe aqui para a Sexta – Feira Santa, é tradição. A qualidade é boa e o preço sempre é mais em conta. Este ano estou levando para casa uns 3 quilos”, comentou.

Os produtores estão satisfeitos com as vendas e estimam chegar a comercializar mais de 5 toneladas, disse Marlos Peterle, titular da pasta da secretaria de Agricultura de São Félix do Xingu. Já Deusilene Reis, Chefe de Produção e Apoio ao Pequeno e Médio Produtor, agradeceu as parcerias para o sucesso da feira do peixe. “Agradecer o prefeito João Cleber e ao Governo do Pará – via Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Secretaria de Estado de desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (SEDAP), tendo a parceria do Sindicato dos Produtores rurais (SPRFX) e a colaboração da Colônia de Pescadores Z-65”, Disse Deusilene.

 

 

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support