A chegada da Semana Santa aguçou a procura por peixes, cuja degustação faz parte do costume e tradição cristã nesta época do ano. Depois de dois anos sem a realização da Feira do Peixe, devido à pandemia da Covid-19, a Prefeitura de São Félix do Xingu, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAGRI), retomou o evento na Feirinha da Praça Céus, no Mercado e Feira Municipal Manoel Pastana.

O evento conta com o apoio irrestrito da atual administração de São Félix do Xingu e é apoiada por órgão do Governo do Pará – via Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Secretaria de Estado de desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (SEDAP), tendo a parceria do Sindicato dos Produtores rurais (SPRFX) e a colaboração da Colônia de Pescadores Z-65.

O Prefeito João Cleber esteve presente na abertura da feira do peixe, e reafirmou o compromisso no sentido de elaborar projetos voltados a piscicultores e pescadores com escavação de tanques em propriedades rurais, também traçar metas para a implantação de laboratórios de alevinos no sentido de incentivar cada vez mais atividades pesqueira no município, já que São Félix do Xingu e privilegiada por ser banhada por dois Rios Fresco e Xingu.

Vereador Gonçalo Sousa, Presidente do Poder Legislativo, em sua fala solicitou para que o município possa pensar em futuro próximo de uma implantação de um frigorífico de peixe, ao qual, segundo o parlamentar é mais uma maneira de agregar a valorização da atividade pesqueira em São Félix do Xingu.

O caminhoneiro Valter Costa, comprador assíduo há anos, garante a qualidade dos peixes vendidos na feira do peixe. O preço também o agradou, em média o quilo pescado está sendo comercializado por R$18 reais. “Sempre compro peixe aqui para a Sexta – Feira Santa, é tradição. A qualidade é boa e o preço sempre é mais em conta. Este ano estou levando para casa uns 3 quilos”, comentou.

Os produtores estão satisfeitos com as vendas e estimam chegar a comercializar mais de 5 toneladas, disse Marlos Peterle, titular da pasta da secretaria de Agricultura de São Félix do Xingu. Já Deusilene Reis, Chefe de Produção e Apoio ao Pequeno e Médio Produtor, agradeceu as parcerias para o sucesso da feira do peixe. “Agradecer o prefeito João Cleber e ao Governo do Pará – via Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Secretaria de Estado de desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (SEDAP), tendo a parceria do Sindicato dos Produtores rurais (SPRFX) e a colaboração da Colônia de Pescadores Z-65”, Disse Deusilene.

 

 

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.