Ações Integradas de Segurança Pública apresenta redução de 81% de crimes na região do Alto Xingu

No mês de fevereiro deste ano com a participação do prefeito João Cleber, no Plenário Carlos Roberto Abreu Moreira na Câmara Municipal de São Félix do Xingu o Governo do Pará via Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), lançou o programa ‘ Segurança Por Todo Pará’.

Ação objetiva a integração entre os sistemas  Federal, Estadual e Municipal de segurança pública objetivando fortalecer a Integração do Sistema de Segurança Pública do Alto Xingu (RISPs),  potencializando seus resultados e estruturando a efetiva participação de todos os órgãos de segurança na superação dos problemas, desde o nível estratégico, passando pelo o tático e fortalecendo o operacional.

O prefeito João Cleber informou que São Félix do Xingu é um município complexo estando entre as dez (10) maiores cidades do Estado do Pará e a intenção é juntar forças para executar projetos de enfrentamento e prevenção da violência. ( Foto Arquivo).

O prefeito João Cleber informou que São Félix do Xingu é um município complexo estando entre as dez (10) maiores cidades do Estado do Pará e a intenção é juntar forças para executar projetos de enfrentamento e prevenção da violência.  Para o gestor municipal a implantação integrada do setor de segurança pública haverá um plano capaz de reduzir os índices de violência tanto na cidade quanto no meio rural.

O prefeito João Cleber em entrevista a época para a imprensa local e regional defendeu as ações integradas de segurança pública propostas pelo o Governo do Pará na região e em especial no município de São Félix do Xingu.

No último dia 30 de junho o Governador Helder Barbalho esteve cumprindo agenda oficial no município ocasião em que reforçou ao prefeito João Cleber ações integradas em promover seguranças aos munícipes xinguenses com assinatura de convênios entre eles Sinalização Horizontal e Vertical de mais de 30 Ruas e Avenidas, construção de Unidade Polícia Integrada (UIP), no Distrito da Taboca, construção do Posto Avançado do Corpo de Bombeiro Militar do Pará e já em fase de obras de construção no município de São Félix do Xingu do 36° Batalhão de Polícia Militar do Alto Xingu.

“Eu tenho certeza que como gestor seremos incansáveis para buscar melhoria para os munícipes xinguenses. E hoje recebemos a cúpula de segurança do governo do estado na cidade de São Félix do Xingu de onde com esse comitê integrado iremos discutir ações preventivas em relação à violência urbana e com isso a cidade será vista como de fato uma cidade rica, de um povo hospitaleiro fazendo deste lugar próspero”, declarou à imprensa prefeito João Cleber, no fim do mês de fevereiro.

Interior – Entre as 13 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs) paraenses, a que computou a maior redução de homicídios foi à região do Alto Xingu, que reúne as cidades de Água Azul do Norte, Bannach, Ourilândia do Norte, Rio Maria, Sapucaia, São Félix do Xingu, Tucumã e Xinguara. Ao comparar o mês de junho dos anos de 2018 e 2021, a diminuição foi de 81%.

De acordo com fontes oficiais do Governo do Pará informa que a redução da criminalidade, permanece sendo constatada no Estado do Pará. Dados divulgados nesta quinta-feira (01), apontaram que de 1º de janeiro a 30 de junho, os Crimes Letais Intencionais, que reúne  casos de homicídio, latrocínio e lesão corporal, seguida de morte, reduziram 45,9%. Ou seja, 987 vidas foram preservadas, comparando os seis primeiros meses dos anos de 2018 e 2021. Ao comparar somente o mês de junho de 2018 e 2021, a queda é de 46,6% (163 mortes a menos). Os dados são analisados e consolidados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac).

Roubos – No mês de junho de 2021, os roubos diminuíram 38,4%, ao comparar os anos de 2018 e 2021, totalizando 3.372 registros a menos. Neste período, o roubo a transeunte, reduziu 51,3%, a veículo, 74,1% e a coletivo, 92,9%.

Já no acumulado, ou seja, de 1º de janeiro a 30 de junho, totalizou em 41,2% a redução de roubo geral, 48% os casos de roubo a transeunte, em 71,2% os registros de roubo de veículo e 95% o roubo a coletivos, comparando o primeiro semestre dos anos de 2018 e 2021.

Todas as conquistas alcançadas e que já levaram, por diversas vezes, o Pará como destaque nacional na redução de crimes, refletem o trabalho integrado realizado pelas forças de segurança do estado, como ressalta o secretário de segurança pública e defesa social do Pará, Ualame Machado.

Com colaboração/ Por Aline Saavedra (SEGUP).