A Secretaria Municipal da Saúde de São Félix do Xingu (SEMSA), por meio do Programa de Combate à Dengue, está em diversos bairros da cidade realizando a Campanha denominada de Arrastão a Dengue. Os agentes de endemias realizaram visitas às residências e estabelecimentos comerciais do Bairro Vitória. Porém as ações serão intensificadas em todas as regiões da cidade.

Segundo Tatiane Gomes, Coordenadora de Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Félix do Xingu, o Bairro Vitória apresentaram índices preocupantes de transmissão de dengue, durante o LIRAa (Levantamento do Índice Rápido de Infestação do aegypti), por isso nesse momento estar recebendo uma atenção especial da Secretaria Municipal de Saúde.

Os agentes de endemias com apoio de servidores da Secretaria de Obras recolheram das residências entulhos como pneus, cadeiras, tanquinhos de lavar roupas entre outros lixos domésticos sem utilidades e que acumulam água parada ambiente propício, que serve de proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Durante a ação os moradores receberam os agentes de combate à dengue em suas casas sendo que os mesmo estão devidamente identificados com uniformes da Secretaria de Saúde. Ao adentrarem nos quintais foram identificadas diversas situações ao qual contribuem para criação do mosquito aegypti. Antes de deixar o local os agentes de endemias deixavam sacolas plásticas para que os moradores depositassem adequadamente resíduos sólidos.

Entre tantas residências visitadas uma delas foi a do aposentado Daniel da Silva que foi uma exceção por manter o quintal de sua residência limpo e sem material que pudesse acumular água parada. Porém nem sempre é assim que os agentes encontram o quintal limpinho, afirmou Tatiane Gomes, Coordenadora de Vigilância em Saúde.

“Nem sempre os agentes encontram esse quintal bonito igual ao do senhor né, parabéns, né? Pela limpeza do quintal. Infelizmente nem todo mundo cuida do seu quintal, porque se todo mundo cuidasse a gente não tinha esse trabalho todo, a gente não tinha índice de dengue elevado, aqui nesse setor que é o Setor Vitoria, onde a gente está visitando agora, a gente estar fazendo um arrastão, porque o índice estar alto, tem vários focos do mosquito Aedes aegypti aqui, então, por isso que a gente estar fazendo essa visita aqui hoje”.

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.