ALERTA! Secretaria de Saúde reforça para população a importância de manter atualizado o cartão de vacinação

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda a ampliação dos públicos aptos a receber a vacina meningocócica C (Conjugada). A partir de agora, trabalhadores da saúde e crianças até 10 anos podem se vacinar. A extensão do público-alvo vai até fevereiro de 2023 e tem o objetivo de proteger a população contra doença meningocócica do sorogrupo C, ampliar as coberturas vacinais e evitar a circulação da doença, alerta Paloma Cruz, coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de São Félix do Xingu.

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Departamento Epidemiologia Divisão de Imunização, aponta que os municípios de Belém, Tracuateua, Capanema e Ananindeua já apresentam casos confirmados da doença meningocócica. Daí a preocupação do governo municipal de São Félix do Xingu para que a população do público alvo esteja imunizada e com atualização do cartão de vacinas.

Paloma Cruz da Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde São Félix do Xingu, reforça a importância da população esteja vacinada para evitar a circulação do vírus e que todas as unidades básicas de saúde estão com estoque de vacinas para atender os moradores.

“Procure a Unidade mais próxima da sua casa, levando os documentos CPF ou cartão do SUS e seu cartão de vacina, lá você encontra profissionais capacitados para melhor atender você e sua família”, informa Paloma Cruz.