Estudantes da Casa Familiar Rural de São Félix do Xingu, tiveram a oportunidade de participar de um curso sobre Produção da Farinha e seus Derivados. O curso foi ministrado por Manoel Braga Jinkings, técnico em agropecuária e instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Durante o encerramento do curso de Produção de Farinha, os estudantes relataram sobre o processo de aprendizagem, numa troca de experiências. Nívea Passos, engenheira agrônoma e servidora da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de São Félix do Xingu (Semagri), reiterou que o incentivo ao pequeno produtor rural tem sido umas das marcas registradas da gestão do Prefeito João Cleber.
“ Mais um curso aqui na Casa Familiar Rural, que é uma parceira da Prefeitura, a Prefeitura sempre apoiando essas iniciativas aos alunos, futuros técnicos do município que estão sendo formados aqui na Casa Familiar Rural, nós queremos agradecer também o Senar e o Sindicatos dos Produtores Rurais ao qual tem junto com o Prefeito João Cleber oportunizados diversos cursos para o homem do campo” frisou Nívea Passos.
Ana Karoline estudante do terceiro ano e paralelo está cursando o curso de técnico em agropecuária na Casa Familiar Rural, relatou que adquiriu um conhecimento sobre a produção de farinha e que pretende levar as técnicas para o pessoal da comunidade da Vila Fogoió.
“ Não tinha tanta experiência assim voltada para a farinha, só que no decorrer desses dias aprendi bastante coisa, provavelmente, com certeza eu vou passar para os próximos alunos que a gente vai capacitar e também para a minha propriedade de terra, na Vila Fogoió”.
Durante o encerramento do curso de fabricação da farinha, Manoel Braga Jinkings, instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), explicou sobre o processamento da mandioca, qualidade da raiz da mandioca para o processamento de produtos beneficiados nas casas de farinha.
Segundo Manoel Jinkings, os alunos puderam conhecer novas práticas de produção da farinha e seus derivados, buscando também agregar valor na produção da mandioca. Outro ponto abordado foram as diferentes formas de classificação da farinha em tipos, 1,2 e 3.
“ O curso se deu na casa de farinha da Casa Familiar Rural, foi grande sucesso, onde todos os alunos puderam participar e ter bom êxito no momento final da execução do processamento e beneficiamento da mandioca, assim como todos participaram, foi desenvolvido em classificação e processamento da farinha de mandioca”, comenta Jinkings.
Laís Nunes é diretora da Casa Familiar Rural, relata sobre o apoio da prefeitura de São Félix do Xingu e que é possível desenvolver uma série de atividades para os alunos.
“ Isso, a Casa Familiar Rural hoje a gente é mantida mais ou menos 90 por cento eu sou bem ousada em dizer com o apoio da prefeitura, porque mesmo só sendo uma escola de associação, a s famílias contribuem irrisoriamente para algumas coisas que a gente tem necessidade só que hoje a gente tem essa parceria da prefeitura que nós mantém, esses quando eu digo 90 por cento, porque a gente tem um quadro de funcionário que é cedido pela prefeitura, nós temos transporte escolar, a gente tem alimentação, tudo vem da prefeitura”, Relata Laís Nunes.