Alunos do Centro Educacional e Cultural Alternativa de São Félix do Xingu na semana da Pátria, realizaram a servidores municipais uma apresentação cultural nas dependências da Secretaria Executiva Municipal de Saúde (SEMSA).

A data sete de setembro, em comemoração a Independência do Brasil, representa a conquista do povo brasileiro em exercer sua democracia, simboliza nossa homenagem à Pátria Amada, ao céu, ao solo, ao povo, a tradição, a consciência, ao lar, a comunhão da Lei, da língua e da liberdade.

Raphael Antônio, Secretário de Saúde, revela que a atividade é muito importante e teve como intuito despertar o patriotismo dos estudantes na comunidade escolar, fico muito grato pelas as crianças que são sem dúvidas o futuro do Brasil.


“Estivemos recebendo aqui na sede da secretaria de saúde o Centro Educacional alternativa em parceria com o Programa Saúde na Escola, promovendo um momento cívico fazendo alusão a semana da pátria o mês em que 7 se setembro comemoramos a Independência do Brasil, muito importante para que a gente resgate o patriotismo cada dia mais”, ponderou Raphael Antônio.


A pedagoga com formação em gestão e responsabilidade social,  Milca Carvalho, e atual Coordenadora do Programa Saúde na Escola ( PSE), explica que devido a pandemia algumas ações presenciais foram suspensas porém para não passar em branco o sete de setembro resolveu junto a equipe realizar com os alunos uma apresentação cívica a servidores municipais da área da saúde pública.

Segundo a professora Milca Carvalho a atividade teve como intuito despertar o patriotismo dos alunos na comunidade escolar, através de um olhar de amor e respeito à Pátria, à nossa história, à valorização aos símbolos, ao reconhecimento dos nossos direitos e deveres e ao resgate dos valores éticos e morais.

“Isso manter viva essa tradição para as crianças foi muito bom, resgatar esse momento cívico na semana da pátria com alunos que nós desenvolvemos em parcerias com as secretarias municipais de Saúde e Educação junto a equipe da atenção básica, projeto Saúde na Escolas que engloba 13 ações intersetoriais que abrangem prevenção ao covid- 19, dengue, alimentação saudável, atividades físicas, obesidade infantil, orientação sexual, avaliação bucal com flúor, entre outras, avalia Milca Carvalho.


Antes da pandemia do Novo Coronavírus o Programa Saúde na Escola ( PSE) de iniciativa do Governo Federal, via Ministério da Saúde, 12ª Regional de Saúde do Pará, com apoio da Prefeitura de São Félix do Xingu, contemplava todas as escolas da rede escolar na cidade, área rural, Vilas, Distritos e em comunidades indígenas, alcançando algo em torno de 18 mil alunos.

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *