Capacitação reforça ações de combate ao trabalho escravo em São Félix do Xingu

A rede de atendimento que atua no acolhimento de vítimas de escravidão contemporânea de São Félix do Xingu, no sudeste do Pará, participou nesta quinta-feira (09),  de capacitação promovida pelo Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT PA-AP). O encontro realizado em parceria com a Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF) e Ministério Público do Pará (MPPA), reforça as ações de combate ao trabalho em condições análogas à de escravo e ao tráfico de pessoas.

Atividades já foram desenvolvidas em Marabá e Ulianópolis e prevê ainda ações em Dom Eliseu e Redenção, municípios que registraram um maior número de casos de resgate de trabalhadores nos últimos anos.

Este é o terceiro município a receber o projeto estratégico da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conaete), que visa capacitar a rede de atendimento às vítimas da exploração do trabalho escravo contemporâneo para que saibam o seu papel em relação à prevenção, ao combate e ao atendimento no pós-resgate. Os trabalhos já foram desenvolvidos nos municípios de Marabá e Ulianópolis. A iniciativa prevê ainda ações em Dom Eliseu e Redenção, escolhidos por conta dos elevados registros de resgates de trabalhadores nos últimos anos,  de acordo com dados do Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas.

“Objetiva-se com o projeto que os servidores do município saibam identificar possíveis casos de tráfico de pessoas e de trabalho em condições análogas à de escravo e saibam como proceder, fazendo os encaminhamentos necessários aos órgãos competentes”, destacou a procuradora do Trabalho, Silvia Silva, coordenadora regional da Conaete no Pará e Amapá.

Ainda segundo a procuradora, “o trabalho em condições análogas à de escravo é uma realidade no estado do Pará e em municípios como São Félix do Xingu, com dimensão territorial significativa e com distritos longínquos, essa problemática se acentua significativamente, necessitando esforço e engajamento do gestor local para enfrentamento do problema, com definições de políticas públicas voltadas para a prevenção e combate ao trabalho escravo”.

A mesa de abertura contou com a participação da  procuradora do Trabalho, Silvia Silva; da diretora técnica da PADF no Brasil, Irina Bacci;  da secretária Executiva Municipal de Trabalho e Promoção Social – SEMTEPS, Silvia Regina da Silva; do juiz Federal do Trabalho, Eduardo Ezon Nunes dos Santos Ferraz; e do Delegado de Polícia Federal, Leonardo Araújo de Almeida.

As palestras abordaram a “Atuação do Ministério Público do Trabalho no combate ao trabalho escravo”, com destaque  para o Grupo Móvel Regional de combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas e o projeto nacional de capacitação da rede de atendimento às vítimas, apresentado pela procuradora Silvia Silva; e os “Aspectos jurídicos para o enfrentamento do tráfico de pessoas: principais desafios e questões práticas correlatas”, apresentado pela promotora Herena Melo, que participou virtualmente.

Já o representante da Polícia Federal, delegado Leonardo Almeida, falou sobre a atuação da instituição no combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas. O técnico psicossocial da PADF, José Amaral, falou sobre  sobre os “Protocolos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo: Escuta Ativa e Fluxo de Atendimento”. A programação finalizou com atividades práticas e debate sobre os temas abordados.

Para o juiz Federal do Trabalho, Eduardo Ferraz, a ampliação do acesso à Justiça exige a informação, conscientização e garantia dos direitos em geral, juntamente com ações conjuntas de diversos órgãos.

“No Brasil, especialmente na Amazônia, só será possível extinguir o trabalho degradante e análogo à escravidão, com uma ação planejada e coordenada envolvendo diversos órgãos públicos. A iniciativa da Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento e do MPT é uma ação digna de nota e elogio, especialmente considerando que planta uma semente de interligação entre diversos órgãos públicos”, enfatizou.

Atividades já foram desenvolvidas em Marabá e Ulianópolis e prevê ainda ações em Dom Eliseu e Redenção, municípios que registraram um maior número de casos de resgate de trabalhadores nos últimos anos.

A atividade de formação e sensibilização contou com a participação de representantes da rede de atendimento socioassistencial do município, entre elas o Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Secretarias de Assistência Social, de Saúde e de Educação, além de servidores das Polícias Civil e Militar, sociedade civil, entre outras instituições.

Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação.

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support