CAPS de São Félix do Xingu está recebendo implantação de Horta

Cultivo de hortaliças para fins terapêuticos. Essa será uma das estratégias adotadas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de São Félix do Xingu. A ideia é estimular por meio da atividade o desenvolvimento das capacidades cognitivas e de ressocialização dos pacientes.

O prefeito João Cleber autorizou a construção da Horta Básica em um canteiro retangular com medições de 20×14, e após o preparo do terreno serão plantados para serem cultivados hortaliças como Alface, Pepino, Quiabo, Jiló, Coentro entre outras culturas.

Prefeitura implanta horta no CAPS de São Félix do Xingu: A ação visa criar um espaço a mais de experiências envolvendo os pacientes atendidos pelo Centro, além de produzir alimentação saudável.

Para a implantação desse projeto a Prefeitura de São Félix do Xingu, firmou parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Sindicato dos Produtores Rurais (SPR), e contou com os apoios de máquinas e pessoal das Secretaria Municipal de Obras (SEMOB), Secretaria Executiva Municipal de Saúde (SEMSA) e da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAGRI).

O CAPS do município disponibiliza por mês mais de 100 atendimentos ambulatoriais. O centro busca oferecer aos assistidos um espaço acolhedor e que possibilite a integração social e familiar. Segundo a coordenadora do centro, Adália Fernanda, a maioria dos pacientes, em algum momento da vida, já trabalhou na agricultura. “O contato com a terra permite uma função terapêutica, propiciando sensações de bem- estar e uma melhoria físico-mental. Além disso, as atividades de plantio e da manutenção da horta trarão uma maior autonomia e melhoria na capacidade de ressocialização”, disse.

Secretário de Saúde de São Félix do Xingu, Raphael Antônio, se diz entusiasmado com a implantação do projeto e o curso de Horticultura Básica. “E a saúde, um olhar especial para o CAPS, usuários do CAPS um projeto muito interessante que dá atenção para os usuários do CAPS, quero parabenizar todos os envolvidos, administração do prefeito João Cleber compromisso com a saúde e com o trabalho”.

Deusilene Santos, Chefe de Departamento de Produção da Secretaria de Agricultura de São Félix do Xingu, explicou que as primeiras hortas de muitas que serão implantadas nas dependências de órgãos públicos e entidades ligadas à agricultura familiar.

“Porque faz bem para todos e nós não podemos deixar de agradecer aos nossos parceiros, ao SENAR, estar aqui a nossa agrônoma, ao Sindicato dos Produtores Rurais, na pessoa do seu Torrinho, o prefeito João Cleber, o secretário Marlos, que estar ausente, mais está acompanhando tudo. E nós estamos muito satisfeitos, agradecer a Nivea que é a nossa agrônoma e com certeza a secretaria está de portas abertas para atender todas a s demandas que nos for solicitada”.

Centros de Atenção Psicossocial – São unidades que prestam serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multiprofissional que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial. Os centros fazem parte da Política Nacional de Saúde Mental, coordenada pelo Ministério da Saúde.