O Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) teve início em São Félix do Xingu na data do dia 22 de agosto do ano de 2022. Até aí tudo certo, se não fosse um detalhe; Os recenseadores estão encontrando dificuldade para fechar a contagem da população. É que muitos moradores não estão abrindo as portas o que vem dificultando para que o trabalho feche em 100% a contagem de todos os moradores. Com isso o município poderá ficar prejudicado para receber recursos para custear investimentos em saúde e educação, por exemplo.

Com a defasagem provocada pela falta de Censo, o município de São Félix do Xingu receberá recursos federais bem abaixo do necessário. Para isso, alerta Gabriel Silva, Agente Censitário Municipal, responsável pelo o Posto de Coleta no município, é necessário que as pessoas atendam e respondam ao questionário e receba os recenseadores em suas residências.

“A pesquisa do IBGE é de suma importância para o nosso município, não apenas para o nosso presente mais principalmente para o nosso futuro, os moradores não sendo contabilizado isso afetará diretamente na vida da nossa sociedade, para tanto nós reforça a importância para que você não fique de fora, estão estamos na cidade e na zona rural ou nos procure aqui no Posto de Coleta aqui do lado do Fórum junto a Junta Militar”, enfatiza Silva.

Ao tomar conhecimento que os recursos do Governo Federal são transferidos para o município de acordo com o índice populacional, Jeferson Freitas, que atualmente reside no Setor Rodoviário fez questão de receber a recenseadora do IBGE em sua residência e abriu a porta de casa, para ser contabilizado como morador de fato e de direito de São Félix do Xingu.

“Quero dizer pra população de São Félix do Xingu que eles venham fazer parte dessa pesquisa do IBGE e só assim o município nosso município poderá receber corretamente os percentuais para a nossa Saúde, Educação, Saneamento Básico, então se a população de São Félix do Xingu não receber os agentes do IBGE não vai ter como o governo destinar as emendas para o nosso município, então peço a você, moradores de São Félix do Xingu, que venha receber o IBGE, que é de suma importância para nós moradores de São Félix do Xingu”, comentou Freitas.

O Censo tem por objetivo traçar um perfil da população xinguenses, e desde então os recenseadores foram a campo realizar a contagem da população tanto da área urbana quanto rural. Porém ainda faltam muitas pessoas a serem contabilizadas para que atinjam 100% de todos os moradores.

Para tanto é requisitado a população que colabore com o trabalho dos recenseadores a fim que o município possa alcançar uma ampla cobertura dos dados, o que possibilitará a administração municipal chegar a um diagnóstico que represente a realidade do município de São Félix do Xingu.

4 respostas

1. Olá, dona Alacino da Silva Lira, sua solicitação foi devidamente encaminhada para o IBGE, para as devidas avaliações.

Grato, Equipe de Comunicação Social do Governo ” Compromisso com o Trabalho”.

1. A equipe não está fazendo um trabalho eficiente tem q pegar o nome de todos da casa e não fizeram aqui eu tenho duas família nas quit Net elas não anotou os nomes das famílias só pegou o meu nem do meu esposo pegou

1. Olá, dona Janete Cavanhol, sua solicitação foi devidamente encaminhada para o IBGE, para as devidas avaliações.

Grato, Equipe de Comunicação Social do Governo ” Compromisso com o Trabalho”.