Cerimônia do Jaleco Branco, marca o início das aulas do curso de Medicina Veterinária

Município detentor do maior rebanho bovino do Brasil, São Félix do Xingu, localizado na região Araguaia Paraense, no Sul do Estado do Pará, com mais de 2 milhões de cabeças de gado, conta oficialmente desde as primeiras horas com aulas do 1º Curso de Medicina Veterinária. A conquista do ensino público superior no município é fruto de articulação do Prefeito João Cleber junto ao Governador Helder Barbalho.

Iniciada oficialmente as aulas do Curso de Medicina Veterinária de São Félix do Xingu.

A formação dos futuros médicos veterinários de São Félix do Xingu, só será possível devido ao Governo do Pará ter criando por força de Lei Estadual denominado de Forma Pará, em vigor desde de outubro do ano passado. O Programa Educacional Superior é coordenador pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnologia (SECTET) e conta com as parcerias das Instituições de Ensino Superior (IEX), ligada ao Campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), e da Prefeitura Municipal de São Félix do Xingu (PMSFX).

A primeira aula inaugural do Curso de Medicina Veterinária, ocorreu no espaço do Salão Social de Eventos La Belle e a solenidade reuniu familiares de alunos, docentes, Secretários, Coordenadores do curso de Medicina Veterinária, do Programa Forma Pará, Diretor do IEX, Representante do SECTET, além de autoridades do âmbito do Legislativo e do Executivo Municipal de São Félix do Xingu.

As diversas pessoas que fizeram o uso do microfone foram unânimes ao enfatizarem que São Felix do Xingu dar um grande passo para a formação dos primeiros médicos veterinários, ao qual terão a responsabilidade de contribuírem com a saúde animal e ao mesmo tempo comprometer –se com a preservação ambiental, social e fortalecer a economia local.

A acadêmica e futura médica veterinária Lívia Divina não escondia sua felicidade em receber o jaleco branco,  e poder fazer um uma faculdade totalmente gratuita e próxima de sua família.” Bem, para mim esse momento é uma grande conquista, dá mais um passo para poder percorrer esse caminho longo, caminho de cinco anos que será de muito aprendizagem, eu me vejo como começar escrever um livro começando das páginas em branco, então eu pretendo cumprir com meu dever e me tornar uma profissional na área de medicina animal”, disse Lívia Divina.

O prefeito João Cleber, ao pronunciar, se comprometeu em continuar os investimentos na educação com a busca de novos cursos superiores junto ao Governador Helder Barbalho. O gestor disse aos presentes que como sendo filho de uma professora sabe a importância da educação para a sociedade, ao afirmar que a nação que não realiza investimentos na área educacional certamente não evolui.

O Prefeito João Cleber, dividiu com os demais participantes a história da implantação do prédio do Campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), ao lembrar que foi em seu primeiro mandato que ele fez adoção da área onde hoje abriga o prédio educacional e que Deus permitiu que ele voltasse a ser prefeito novamente e hoje selar com a inauguração da primeira aula e que num curto espaço de tempo formará os primeiros médicos veterinários de São Félix do Xingu.

“Estamos em um momento muito importante no nosso município, o primeiro Curso de Medicina Veterinária, quero aqui agradecer a todos os envolvidos, a Secretaria de Educação através do seu Coordenador do Curso de Medicina Veterinária Pedro Quevedo à Unifesspa, a Secretaria de Ciências e Tecnologia, ao nosso Governador Helder Barbalho por ter proporcionado um curso tão importante para São Félix do Xingu, quero agradecer Governador por você ter olhado para os 144 Municípios e trazido os cursos superiores para poder da oportunidade a nossa juventude, nosso população, então isso aqui mostra o carinho que você tem pela Educação do nosso município, muito obrigado Governador Helder Barbalho”, concluiu Prefeito João Cleber.