Nesta sexta-feira (25) foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e Sustentável de São Félix do Xingu. O evento, que teve como tema “ Combate à Fome com Comida de Verdade no Campo e na Cidade ”, foi realizado no Plenário do Poder Legislativo. O prefeito João Cleber marcou presença, destacou a importância do evento, ao envolver a sociedade civil organizada e assegurou que a gestão está comprometida com a sustentabilidade ambiental e focada nas causas sociais e na erradicação da fome.
Participaram também a secretária adjunta da Secretaria de Trabalho e Promoção Social Claudiane de Carvalho; entre outros secretários, representantes da Sociedade Civil, Associações de pequenos Produtores e Agricultores Rurais, vereadores, Alunos da Apae, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), CRAS, Povos Originários Indígenas, Quilombolas e Geraldo Assunção Presidente do Conselho de Segurança Alimentar (COMSEA).
Em seu pronunciamento o Prefeito João Cleber, citou que o município figura como uns dos maiores rebanho bovinos do país, o que passa para a sociedade como cidade rica, porém apresenta diversos problemas sociais, ambientais, já na área educacional o município precisa avançar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e melhorar a qualidade de vida da população aprimorando os indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de São Félix do Xingu.
Geraldo Assunção Presidente do Conselho de Alimentação e Segurança Alimentar, relata que com a criação da entidade e ter a garantia de voz para discutir a política de segurança alimentar durante as conferências municipais e que as propostas possam ser levadas para discussões nas conferências estadual e federal, o que trará para os agricultores maneira de ampliar e diversificar renda e alimentação saudáveis para famílias que estejam em situação de vulnerabilidade.
Claudiane de Carvalho, Secretária Adjunta da Secretária de Trabalho e Promoção Social, participa com o propósito de abrir espaço junto com a sociedade civil para fortalecer os compromissos políticos com a democracia e erradicação da fome, completou Claudiane de Carvalho.
A conferência trouxe três eixos temáticos: Eixo – Comida de Verdade: Avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada, saudável e da soberania alimentar. Dinâmicas em Cursos: escolhas estratégicas e alcance das políticas públicas. Fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional.
O que faz o Conselho Municipal?
Elabora diretrizes para implantar o plano e a política local de segurança alimentar e nutricional, em sintonia com as diretrizes traçadas pelos conselhos estadual e nacional e com a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; orienta a implantação de programas sociais ligados à alimentação, estabelecendo diretrizes e prioridades; e articula a participação da sociedade civil.
#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho