Conferência de Segurança Alimentar leva sociedade civil a participar de discussões sobre erradicação da fome

Nesta sexta-feira (25) foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e Sustentável de São Félix do Xingu. O evento, que teve como tema “ Combate à Fome com Comida de Verdade no Campo e na Cidade ”, foi realizado no Plenário do Poder Legislativo. O prefeito João Cleber marcou presença, destacou a importância do evento, ao envolver a sociedade civil organizada e assegurou que a gestão está comprometida com a sustentabilidade ambiental e focada nas causas sociais e na erradicação da fome.

Participaram também a secretária adjunta da Secretaria de Trabalho e Promoção Social Claudiane de Carvalho; entre outros secretários, representantes da Sociedade Civil, Associações de pequenos Produtores e Agricultores Rurais, vereadores, Alunos da Apae, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), CRAS, Povos Originários Indígenas, Quilombolas e Geraldo Assunção Presidente do Conselho de Segurança Alimentar (COMSEA).

Em seu pronunciamento o Prefeito João Cleber, citou que o município figura como uns dos maiores rebanho bovinos do país, o que passa para a sociedade como cidade rica, porém apresenta diversos problemas sociais, ambientais, já na área educacional o município precisa avançar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e melhorar a qualidade de vida da população aprimorando os indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de São Félix do Xingu. 

Geraldo Assunção Presidente do Conselho de Alimentação e Segurança Alimentar, relata que com a criação da entidade e ter a garantia de voz para discutir a política de segurança alimentar durante as conferências municipais e que as propostas possam ser levadas para discussões nas conferências estadual e federal, o que trará para os agricultores maneira de ampliar e diversificar renda e alimentação saudáveis para famílias que estejam em situação de vulnerabilidade.

Claudiane de Carvalho, Secretária Adjunta da Secretária de Trabalho e Promoção Social, participa com o propósito de abrir espaço junto com a sociedade civil para fortalecer os compromissos políticos com a democracia e erradicação da fome, completou Claudiane de Carvalho. 

A conferência trouxe três eixos temáticos: Eixo – Comida de Verdade: Avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada, saudável e da soberania alimentar. Dinâmicas em Cursos: escolhas estratégicas e alcance das políticas públicas. Fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional.

O que faz o Conselho Municipal?

Elabora diretrizes para implantar o plano e a política local de segurança alimentar e nutricional, em sintonia com as diretrizes traçadas pelos conselhos estadual e nacional e com a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; orienta a implantação de programas sociais ligados à alimentação, estabelecendo diretrizes e prioridades; e articula a participação da sociedade civil.

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support