A conferência municipal traz à discussão diversos temas que envolvem os direitos e garantias das crianças e adolescentes no município de São Félix do Xingu. Foi um momento ímpar em que reuniu sociedade civil organizada, os defensores dos direitos, os adolescentes e as crianças representantes das escolas para apresentarem suas ideias, suas problemáticas, para que, juntos, possam somar forças e debater políticas públicas mais efetivas.
O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA realizou no Plenário da Câmara de Vereadores, a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Félix do Xingu. A conferência desenvolveu o tema “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
O evento contou na abertura com a participação de representantes da sociedade civil organizada, igreja, apresentação das Crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), Conselho Tutelar, Cras, Creas, entre outros órgãos da administração pública direta e indireta.
Presente na abertura do evento, José Carlos, Delegado Superintendente de Polícia Civil do Alto Xingu, louvou a iniciativa da administração pública de São Félix do Xingu em dá visibilidade por meio da conferência e ainda garantir a ampla participação da sociedade em dividir responsabilidade para as causas das questões das crianças e dos adolescentes, uma vez que o município dispõe de uma Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e Adolescente (DEACA).
“Essa responsabilidade e nós da delegacia da Polícia Civil temos a felicidade de ter aqui uma delegada exclusiva para esse caso, que é a Dra. Lígia, ela cuida não só dos crimes que afetam as mulheres, a Lei Maria da Penha, mais também os crimes que afetam nossas crianças e nossos adolescentes, então a polícia civil também está empenhada nessa proteção a esse pessoal que é o nosso futuro, as crianças e os adolescentes”, disse Dr. José Carlos.
Durante todo o dia a conferência teve como palestrante Cheila Xavier de Moraes, Presidente Municipal do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, abordando temas importantes no contexto da promoção dos direitos e dos encaminhamentos de propostas para as novas que serão realizadas no âmbito estadual e nacional.
“A 11° conferência municipal dos direitos da criança e do adolescente ela tem uma relevância muito importante de extrema importância pro município, tanto para sociedade civil quanto para gestão, por se tratar de um momento em que a população ela tem direito a voz e voto nas decisões nas propostas que são encaminhada, que são aprovadas, referendadas, tanto no âmbito Municipal, quanto no âmbito Estadual e Nacional, e eu gostaria, como presidente do CMDCA, em nome de todo colegiado, agradecer o nosso Prefeito João Cleber, agradecer a nossa primeira Dama E secretária de Trabalho e Promoção Social Silvia Torres, pelo apoio total dado à este evento, nosso muito obrigado”.
#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho