O ciclismo vem a cada dia ganhando mais adeptos no município de São Félix do Xingu. Como medidas de precaução é que o Governo Municipal por meio da Coordenadoria de Trânsito implantou placas de sinalização vertical de advertência que inicia no perímetro urbano a altura do Km – 3 até ao km – 23, perfazendo 20 quilômetros da via estadual na P A 279.     

A prefeitura de São Félix do Xingu reforça a preocupação com a segurança dos praticantes do esporte de duas rodas, pois estes usam constantemente o acostamento da rodovia estadual para as suas respectivas atividades.  

O agente de trânsito, Sérgio Cruz responsável pela a Coordenadoria Municipal de Trânsito da Prefeitura de São Félix do Xingu, explica que a instalação das placas de sinalização, visa alertar os condutores de veículos a respeitar o espaço dos ciclistas, e assim oferecer mais segurança e tranquilidade às centenas de pessoas que praticam o ciclismo na cidade.

“É isso mesmo, a placa tem como objetivo orientar os motoristas para que se atentem aos ciclistas e desta forma todos se respeitem e evitem acidentes. Quero informar também a respeito que conservação do asfalto bem como a limpeza da vegetação na P A 279 é de competência do Governo do Pará, via a Secretaria de Estado de Transportes (Setran)” afirma, Sérgio Cruz.

Regras para os ciclistas

O ciclista, para zelar pela sua segurança, deve usar sempre equipamentos como capacete, óculos ou viseira, cotoveleiras, joelheiras e roupas apropriadas. O capacete pode diminuir em até 90% a chance de traumatismo craniano em caso de queda.

O CTB define também alguns equipamentos como obrigatórios em bicicletas: espelho retrovisor esquerdo, campainha, refletores (olhos de gato) dianteiro, traseiro e laterais. 

Outros cuidados básicos: maior atenção nas conversões e cruzamentos, estes são os locais de maior índice de acidentes. Os ciclistas devem sinalizar sempre a intenção de realizar alguma manobra.

Regras para os motoristas

Os motoristas também devem seguir regras para evitar acidentes com ciclistas. A principal delas é manter distância lateral de pelo menos 1,5 m da bicicleta.

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *