Defensoria Pública e Secretaria de Trabalho e Promoção Social garante documentação aos munícipes Xinguenses

Mais de 2.000 Duas mil pessoas foram contempladas com a ação Expedição Araguaia da Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE) com o projeto “Balcão de Direitos”. Órgãos de Segurança Pública do Estado em conjunto com servidores da Secretaria Executiva Municipal de Trabalho e Promoção Social de São Félix do Xingu, atuaram em conjunto.

Após os atendimentos nas cidades de Parauapebas, São Félix do Xingu e Ourilândia do Norte a Expedição  Araguaia  segue na estrada visitando Água Azul do Norte, Pau D’ Arco, Cumaru, Redenção e Santa Maria das Barreiras.

O objetivo da ação é que todos possam exercer seus direitos como cidadãos através dos documentos, que foram emitidos gratuitamente no local. As pessoas com os documentos em dia tem condições de alcançar benefícios tanto a si mesmo como aos integrantes da família, comenta Silvia Regina, Primeira Dama e Secretária de Trabalho e Promoção Social.

“Agora a gente está terminando eu só quero agradecer a toda a população pela compreensão, que hoje foi meio difícil, a internet da cidade toda teve problemas então, a gente não deu para atender o número que a gente desejava, mais a gente está de parabéns eu acho, o município e os colaboradores da SEMTEPS, como da Secretaria de Educação, como o João Cleber e principalmente ao nosso governador Helder que teve a sensibilidade de fazer esse itinerante, que é de muita importância para todo o município”.

A Prefeitura de São Félix do Xingu tem como finalidade sempre estar na luta por parcerias, que tragam algum benefício para a sociedade, para assim, todos se sentirem inseridos dentro de um contexto mais justo e participativo. Logo, a qualidade de vida do povo será elevada.

“Uma ação muito importante aqui para a nossa região, São Félix do Xingu é um município atípico, quero agradecer ao pessoal da Defensoria Pública, ao Governo do Estado através do Governador Helder Barbalho que não tem medido esforços para trazer esses programas de cidadania. Foram mais de 2 mil atendimentos, trazendo realmente a cidadania, espero que logo mais em breve tenha mais outras ações desse tipo aqui para poder resolver realmente a questão do cidadão que precisa de documentos, não só aqui do município, nós temos o Distrito da Taboca, Nereu, Sudoeste, Lindoeste, Ladeira vermelha, Teilândia diversas localidades aqui muito grande que precisa chegar também a cidadania ao pessoal que mora lá também”, disse o Prefeito João Cleber.

A comunidade teve acesso à emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho Digital, CPF e ainda assessoria jurídica. O estudante Gustavo Bezerra esteve na ação Balcão de Direitos e aproveitou para fazer toda a sua documentação.

Olha eu achei um atendimento assim demorou um pouco mais conseguir, atendimento super bem, gostei muito tirei RG e CPF achei uma ação muito boa, na Junta Militar são oferecidos esses serviços, porém é bem mais complicado para você mexer ali, aí aqui já faz tudo logo, uma ação boa.

Segundo Edílson Santos, Técnico da Defensoria Pública e o coordenador da ação, o resultado do evento no município foi prejudicado devido às fortes chuvas que caíram na cidade no dia anterior, o que comprometeu o acesso à internet, porém foi possível ainda realizar mais de dois mil atendimentos.

“Internet da cidade toda teve problemas então, a gente não deu para atender o número que a gente desejava, mais cerca de dois mil atendimentos são números consideráveis de atendimento para um município como São Félix do Xingu, isso veio desafogar o trabalho aqui dos identificadores do município e a gente trouxe nessa ação, diversos outros serviços, além do RG, nós trouxemos os ofícios  para de 2ª Via de Certidão, 2ª Via de CPF, Carteira de Trabalho Digital, orientações e atendimentos jurídicos, a gente faz divorcio consensual, alimentos, retificação de certidão com erros simples e, além disso, a gente trabalha com as fotografias, todo serviço de RG precisa de fotografia e a gente faz esse serviço gratuitamente para a população”.

O Balcão de Direitos é um programa de Políticas Públicas da Defensoria do Estado do Pará que leva a cidadania ao alcance do cidadão, resgatando sua dignidade e garantindo seus direitos constitucionais.

Prefeitura Municipal de São Félix do Xingu.