Departamento de Educação em Saúde capacitou servidores para elaboração de documentos oficiais

No contexto do serviço público, a escrita técnica ganha um relevo especial. São normas, documentos, procedimentos, manuais, relatórios e textos afins, que devem ser emitidos todos os dias.

Com a intenção de trabalhar de forma prática e vivencial, todos os recursos indispensáveis à produção de documentos oficiais, identificando a especificidade de cada um, o Departamento de Educação em Saúde de São Félix do Xingu, promoveu no auditório da Praça Céus, curso sobre Informatização e Organização Documental.

Público Alvo Participante: Coordenadores e diretores das unidades de saúde, agente administrativo e digitadores da Gestão Compromisso com o Trabalho.

Na prática a capacitação que teve como palestrante Juci Meres Alves de Abreu, acadêmica com formação em letras e servidora municipal do Departamento de Licitação da Prefeitura de São Félix do Xingu, seguiu em consonância com o Manual de Redação da Presidência da República Federativa do Brasil.

Segundo Juci Meres, dominar a linguagem escrita com precisão tornou-se ferramenta vital para a propagação do conhecimento e qualidade comunicativa. Para tanto a Capacitação sobre Elaboração de Documentos Oficiais e Administrativos dos servidores Xinguenses será de grande conhecimento para os Coordenadores, Diretores de Unidades de Saúde, Agente Administrativo e Digitadores, explicou Juci Meres.

“O objetivo da nossa, não digo capacitação, mas o nosso momento de aprendizado aqui era para falar um pouco sobre como estruturar um documento. O que foi exposto aqui é tudo baseado no manual de redação da presidência da república e eu trouxe aqui para os colaboradores, como montar um ofício, desde a linguagem que tem que ser usada, a estrutura formal, a concisão do documento, como montar cabeçalho, rodapé, a formatação da documentação, que tipo de linguagem a gente tem que usar nesse tipo de documentação oficial”.

Raphael Antônio, Secretário de Saúde de São Félix do Xingu, destaca a importância da capacitação direcionada aos servidores que lidam com a parte técnica da administração. Ele classifica que o servidor público é o representante do município, e as comunicações que os servidores desenvolvem faz com que a gestão avance cada vez mais na qualificação dos serviços públicos.

“Estamos aqui no auditório da praça céus, acompanhando o curso, ministrado pelo departamento de educação em saúde, para todos os nossos agentes administrativos e colaboradores da saúde, técnicas administrativas, informatização e organização administrativa. Quero parabenizar o departamento de educação em saúde, e dizer que estamos avançando cada dia mais a saúde do nosso município em todas as áreas”.