Governo e produtores rurais de amêndoa de cacau no município de São Félix do Xingu estiveram reunidos no recinto do tatersal de leilões, dentro do Parque de Exposições Rosiron Prudente, localizado no Sindicato dos Produtores Rurais. O evento denominado de Seminário da Cacauicultura é parte da programação da realização da 15º Exposição Agropecuária.

 Na parte da manhã e tarde os produtores de cacau puderam assistir diversas palestras dentro da programação do Seminário da Cacauicultura; as quais abordaram na prática e teoria poda de cacau, desafios ambientais, técnica de enxerto, principais doenças do cacau, solo e nutrição e a nova dinâmica da cacauicultura.

 Nesse foco de fortalecimento da economia e de toda a cadeia produtiva do cacau aliado com a produção e que Marlos Peterle, Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de São Félix do Xingu (SEMAGRI), afirmou que o seminário sobre a cultura do cacau pode ser comemorado como um marco histórico.

 Raimundo Freire, Presidente da Cooperativa Alternativa Mista dos Pequenos Produtores do Alto Xingu (CAMPPAX), avalia como positivo os debates sobre a produção do cacau ao alegar que o pequeno produtor precisa estar informado sobre as técnica para produzir cacau com sustentabilidade e essa interação entre governo e produtor rural é de fundamental importância.

“A avaliação do evento hoje pra mim ela é muito positivo, porque traz muito conhecimento, estratégias para o pequeno produtor, hoje o pequeno produtor precisa de muita informação, e essas informações ela ajuda muito no conhecimento técnico, a pessoa da universidade, da emater, da secretaria de agricultura, todos esses órgãos, ele traz a informação através de um curso desse muito positivo”.

Draª Edna Santos, com formação técnica e com graduação e mestrado em agronomia, ministra uma turma de um curso de Engenheira Florestal no Campus Universitário Federal do Sul e Sudeste do Pará ( Unifesspa) de São Félix do Xingu, ministrou palestra sobre “ Solo e Nutrição” , por fim e entrevista ela externou quanto é valiosa a parceria entre a instituição de ensino superior com produtores rurais e o governo municipal.

“Então a gente tem a parceria, inclusive nós temos uma parceria já bem sólida com a secretaria de agricultura e também com a secretaria de meio ambiente e a gente atende alguns produtores, os horticultores e alguns agricultores aqui da região, nós estamos iniciando por que nós chegamos aqui em 2019 então a engenharia florestal está iniciando e nossos trabalhos na região também”.

 

 

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.