DESASTRES NATURAIS: Servidores participam de simulado sobre Plano Municipal de Contingência

Uma parceria firmada pela Prefeitura de São Félix do Xingu, por meio de um Termo de Cooperação Técnica, com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiro Militar entre outras instituições públicas e privada resultou no chamamento de uma empresa de consultoria especializada em elaboração de Plano de Contingência que estabelece ações de preparação, resposta e recuperação em caso de emergências baseados em desastres naturais e assim proteger vidas.

Para Herbert Meyer Hof, consultor da Safemed a idéia deste Simulado de Mesa é integrar todos as secretarias municipais para que em caso de alguma situação possam agir e verificar o tempo de respostas de emergências por parte da comunidade, o tempo de resposta dos órgãos profissionais e medir o envolvimento de instituições.

Neste Simulado de Mesa foi composto por ações que sinalizavam uma questão de tempestade de chuva e ou temporal e destelhamentos de telhado de residências, falta de energia elétrica e como os profissionais poderiam agir para evitar transtornos.

“0 simulado de mesa a gente tenta usar todos os órgãos envolvidos para que eles pensem de maneira sistêmica, o que que eles podem fazer que eu vou ajudar o outro de maneira integrada para poder resolver os problemas que vão surgindo durante o desastre, a maior parte das soluções estão no plano de contingência. Mas como cada desastre é diferente de outro, essa integração permite ainda aprimorar mais ainda pouco o plano de contingência para poder, no final desse processo, gerar um relatório, aperfeiçoar o plano de contingência e publicar ele e colocar ele para consulta pública junto à comunidade”, explica Hof consultor da Safemed.

De acordo com Mauro Costa, Coordenador da Defesa Civil de São Félix do Xingu o evento foi de extrema importância, pois oferece condições para todos possam ampliar o potencial de análise e interpretação dos riscos apontados dentro de uma situação de calamidade pública.

“Hoje estamos finalizando o plano de contingência de São Félix do Xingu, através da Empresa Safemed e Governo do Estado da Defesa Civil Estadual, para atender as famílias em caso de evento natural que venha acontecer um deslizamento, alagamento, uma enchente por exemplo”, Diz Mauro Costa responsável pela a Defesa Civil do município de São Félix do Xingu.

Eldina de Oliveira, Secretária Municipal de Governo (Semagov), revela que desde o mês de outubro do ano de 2022 quando ocorreu a primeira reunião para a elaboração do Plano de Contingência do Município de São Félix do Xingu, tiveram reuniões remotas e presencial com os servidores para que possa formar essa rede integrada para que em caso de alguma emergência consigam agir dentro dos protocolos. “O plano de contingência municipal é de extrema importância para o município de São Félix do Xingu, pois ele estabelece diretrizes e ações para possíveis desastres, emergências”.

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support