Dia da Luta Antimanicomial é marcado por esclarecimentos por profissionais de saúde do CAPS

O médico psiquiatra, Dr. Fernando Campos realiza uma vez por mês atendimento psiquiátrico no Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) de São Félix do Xingu.

Para o profissional hoje é uma data importante, devido remeter ao direito do usuário portador de transtorno mental de ter atendimento à saúde, aos melhores tratamentos de saúde, tratado com respeito e humanidade visando alcançar a recuperação e inserção familiar no trabalho e na comunidade, explica.

“Estamos trazendo esse momento de reflexão e discussão da importância da saúde mental como direito do cidadão”, ressaltou o médico psiquiatra, Dr. Fernando Campos.

A Psicóloga Sabrina Laís, expressa que é muito importante trazer esse tema da luta antimanicomial e promover a saúde mental para que todos saibam que todos têm direito ao autocuidado. O CAPS traz essa proposta do autocuidado, do autoconhecimento e acessível a todos”, explica Sabrina Laís.

O dia 18 de maio no Brasil é data que marca a luta antimanicomial. Mobilizações acontecem em todo o país para lembrar as importantes conquistas com a mudança de paradigma em relação à assistência em saúde mental nas últimas décadas, devido à atuação pela reforma psiquiátrica e à luta antimanicomial. O país passou progressivamente de um modelo baseado na exclusão social para um modelo de tratamento aberto territorial-comunitário.

A lei 10.216/2001 instituiu a substituição do atendimento em hospitais psiquiátricos por serviços abertos e de base comunitária.

 

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support