Agricultores de perfil familiar das vicinais 400 e do Cacau localizadas dentro do Projeto de Assentamento Belauto recebem apoio da Prefeitura de São Félix do Xingu, com orientação técnica de servidores da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAGRI). As mudas do fruto foram produzidas no viveiro municipal em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), e distribuídas gratuitamente aos produtores rurais.
São Félix do Xingu conta com clima e solo altamente propícios para o cultivo do cacau. Sendo assim os produtores com o apoio técnico do município recebem cursos de plantio, manejo, poda das lavouras cacaueiras, além de orientações técnicas sobre a doença conhecida como vassoura – de – bruxa, o que pode afetar na produtividade da cacauicultura.
Com essas medidas os produtores rurais com apoio da gestão do Prefeito João Cleber possam expandir a produção da cultura do cacau no município e assim gerar emprego e renda de maneira sustentável e esses dias de campo contribuem para aplicação das boas práticas do fruto do cacau, explica Marlos Peterle, Secretária de Agricultura.
Para o agricultor Milton da vicinal 400 essas iniciativas irão garantir que ele possa colher bons frutos em sua propriedade rural. Do mesmo pensamento está a agricultora Mirim ao afirmar que como aprendiz irá colocar em prática os conhecimentos que foram apresentados durante o dia de campo.
O Pará, de acordo com os dados da Ceplac, é o lugar do planeta onde mais se planta cacau. A produção paraense representa mais de 96% de toda a produção da região Norte. A produção média do cacau é de 146.375 toneladas.
#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho