Em Audiência Pública, Prefeito defende que mineradora cumpra com o social e na melhoria de vida dos Xinguense

O Prefeito João Cleber participou, nesta terça – feira (10) de uma audiência pública promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), o evento debateu junto com a sociedade civil organizada e a Secretaria Executiva Municipal de Meio Ambiente e Mineração de São Félix do Xingu, e além de autoridades do Legislativo e Executivo a implantação do Projeto Jaguar da empresa Australiana Centaurus Níquel.

Nesta etapa foram apresentados e detalhados para a comunidade tanto do município de São Félix do Xingu bem como do Distrito de Ladeira Vermelha todos os estudos de Impactos Ambiental (EIA), e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). A audiência pública serviu também para ouvir a população, as pessoas tiveram a oportunidade de fazer perguntas, dar opiniões e sugestões.

Ainda sobre a audiência pública, o prefeito João Cleber afirmou: Que estava discutindo sobre o futuro da exploração minerária de Níquel; investimentos importantes na vida dos munícipes e que não ocorra erros que aconteceu em gestões anteriores, que na visão do prefeito uma grande empresa de mineração ao extrair 73% dentro do município de São Félix do Xingu, não vem cumprindo com as condicionantes e que municípios como Parauapebas, Ourilândia do Norte recebem tratamentos diferenciados, disse o chefe do Poder Executivo.

O gestor espera que a empresa Centaurus possa fazer diferente, ou seja, cumpra seu dever social, leve sim riqueza mais que deixe seu legado de melhoria para os moradores de São Félix do Xingu, relatou em entrevista o prefeito João Cleber.

Antônio de Sousa é o atual Presidente da Associação dos Moradores do Distrito de Ladeira (Asmov), relata que pelo o que ele tem conhecimento do projeto da empresa, poderá trazer um futuro promissor para a comunidade, porém é preciso observar os “prós e contras” dado as possíveis  consequências da degradação ao meio ambiente e que é favorável ao empreendimento, porém os órgãos de governo junto a mineradora consigam devolver a região com o mínimo de impacto na vida do povo Ladeirense, comentou Antônio de Sousa.

Em entrevista para a imprensa, Bruno Scarpelli, Diretor Executivo da Centaurus Níquel LTDA, disse que o investimento previsto é de um bilhão e meio no pré-operacional com a expectativa de mais de um bilhão no primeiro ano de operação do projeto Jaguar. “ Eu acho que isso irá marcar a história de São Félix, mudando o perfil do município já que é prioritariamente é agropecuária passando a categoria de mineração que agregar valor por meio da indústria”.

Scarpelli acrescentou ainda que após a audiência pública o próximo passo é adquirir a licença ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Estado para possa iniciar as obras do projeto Jaguar que deverá levar dois anos de construção e que nesta fase a expectativa é gerar dois mil e quinhentos empregos após concluída por vinte anos gerará mil e duzentos empregos diretos na extração do minero o que poderá chegar nas cidades de São Félix do Xingu, Tucumã e Ourilândia do Norte, algo entorno de 10 mil empregos, concluiu Bruno Scarpelli.   

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support