Em São Félix do Xingu, Governo do Estado certifica alunos do programa Qualifica Pará

Mais 100 certificados do Programa Qualifica Pará foram entregues pelo governador Helder Barbalho, nesta quinta-feira (18), durante uma agenda de entregas na cidade de São Félix do Xingu, na Região Araguaia.

Os alunos contemplados eram concluintes das turmas de Pintor de Obras, Instalador Hidráulico, Produção Artesanal de Bolsas e Sandálias e Manutenção de Celular.

“Eu estou muito feliz de hoje estar aqui em São Felix, onde inauguramos o hemocentro na cidade, que vai garantir, de forma permanente, saúde à população. Também inauguramos a Delegacia da Mulher, entregamos benefícios do programa Sua Casa e atendendo os alunos com o Qualifica Pará. Hoje é um dia muito especial, dia do meu aniversário, e poder estar aqui, junto com vocês, entregando essas obras, é de muita alegria. Vamos juntos continuar trabalhando pelo Pará e pelo nosso povo”, frisou o governador.

O programa de qualificação profissional conta com um dos maiores investimentos em capacitação profissional já feitos pelo Estado. São 56 milhões, destinados à execução de 1.452 turmas e 45 tipos de cursos, que já atenderam mais de 29 mil pessoas residentes nos 144 municípios paraenses.

A coordenação do programa está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

“ É sempre uma alegria ver o aproveitamento que o programa proporciona. Todos os que adquirem esses conhecimento tem uma melhoria de vida, seja financeira na ampliação do seu negócio ou na abertura de um projeto, e é um prazer estar acompanhando tudo isso de perto. Já estamos estruturando a segunda fase do programa e continuaremos chegando nos 144 municípios com qualificação. Na região metropolitana, já preparando mão de obra para a COP 30, em especial na área de hotelaria e serviços. Priorizando também , nos municípios do interior do estado, as mulheres, os indígenas, quilombolas, contribuindo assim para a melhoria da condição de vida do nosso povo”, destacou o titular da Seaster, Inocencio Gasparim, que acompanhou o ato de entrega.

Além da capacitação, o programa prevê um microcrédito voltado aos educandos, o que permite a compra de equipamentos e a estruturação do primeiro negócio. O valor do crédito gira entre R$ 500 a R$ 5 mil, e está sob gerência do Banco do Estado do Pará (Banpará).

Eu não sabia ligar o computador e hoje eu consigo entrar em programas. Me sinto capacitada! Vale a pena participar do Qualificar Pará. Disse Ana Vieira da Silva.

Eurislândia Araújo foi aluna do curso de Produção Artesanal de Bolsas e Sandálias. Ela conta que não tinha nenhum contato com este serviço, mas qu agora vai fazer dele a sua profissão. “Eu amo artesanato e não sabia bordar sandália e fazer bolsas. Hoje estou alegre e feliz, vou exercer essa profissão! É muito gratificante receber certificação de um curso em uma área que eu me identifico”.

Disse Divina Coelho, aluna do cursos de Instalação Hidráulica “a mulher deve e pode fazer esse curso! Os dias de aprendizagem foram muito agradáveis, aprendi a instalar caixa d’água nas residências e a fazer encanamento de pia e banheiro. Agora, além de consertar em casa, ainda ganho dinheiro fazendo conserto na rua”, comentou.  ( Texto Colaboração/ Camila Santos/ Fotos/ Marcelo Seabra/ Agência Pará)

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

 

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support