O mês de março, dedicado às mulheres, está chegando ao fim, uma parcela da população feminina de São Félix do Xingu, esteve presente no auditório do Cine – Teatro, localizado na Praça Céus e pode prestigiar uma palestra proferida pela médica Isadora Pereira.

Além da importante palestra o município realizou diversos exames entre os quais o preventivo contra o câncer de colo de útero, também conhecido como Papanicolau. O procedimento detecta infecções e alterações nas células.

O público presente foi informado que a maioria dos casos de câncer de colo de útero tem o diagnóstico em estágios avançados, o que dificulta o tratamento e a cura. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tumor de colo de útero atinge mais de 16.700 mulheres, por ano. Estimativas do INCA, este ano devem ser registrados 780 novos casos no Pará.

Segundo a médica Isadora Pereira, palestrante ao evento Março Lilás, promovido pelas as Secretarias Municipais de Trabalho e Promoção Social e de Saúde de São Félix do Xingu, explicou que é importante que as mulheres sejam alertadas para a conscientização sobre este tipo de câncer, que na grande maioria das vezes é evitável. Ou seja, as ações preventivas podem salvar muitas vidas.

“Nós estamos aqui proferindo essa palestra, falando um pouco sobre o câncer de colo de útero, Março Lilás onde a agente apresenta como é feito a prevenção dessa doença que ela é tão silenciosa, e como as mulheres podem está realizando, fazendo os seus exames preventivos diretamente nas Unidades Básicas de Saúde, buscando também atendimento médico para realizar os exames preventivos e ter eles em dias, porque o meio de prevenção do câncer de colo de útero é fazendo o preventivo, que é o exame de PCCU Papanicolau” frisou a médica Isadora Pereira.

Silvia Regina, Primeira – Dama e Secretária Executiva Municipal de Trabalho e Promoção Social da Prefeitura de São Félix do Xingu, compareceu ao evento denominado de “Março Lilás” dedicado  à conscientização sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de colo do útero e reforçou atenção que administração do prefeito João Cleber por meio dos profissionais de saúde vem oferecendo para os munícipes xinguense.  

“Muito prazer né aqui que eu venho agradecer, né? A prefeitura, o prefeito João Cleber por mais essa ação juntamente com secretaria de saúde, né? Da prevenção do câncer de útero “Março Lilás”. E agradecer também à médica que fez a palestra, Dra. Isadora, né, que esclareceu as dúvidas e agradecer a população que apareceu, e teve muita gente aqui que esclareceu que não é um bicho de sete cabeças, Igual a Dra. Falou, que a mulher se previna, que ela se cuide, né. Porque ela vai estar cuidando dela e da família toda”, disse dona Silvia Regina.

 

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.