O Governo do Pará em parceria com a Prefeitura de São Félix do Xingu, continua realizando cursos gratuitos para qualificação profissional. O Objetivo do Programa denominado de Qualifica Pará, e de impulsionar a inserção e reinserção de profissionais no mercado de trabalho. Sendo assim Silvia Torres Primeira – Dama e Secretária Executiva Municipal de Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS), promove o empreendedorismo feminino para as mulheres do Xingu.
O programa conta com um dos maiores investimentos em qualificação profissional já feitos pelo Estado. A coordenação do Qualifica Pará está sob a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).
Esse semana foi finalizado mais uma etapa do curso ofertado às mulheres de São Félix do Xingu, denominado Customização de Sandálias e Bolsas, a instrutora ensinou sobre a importância de customizar, modificar, adaptar ou personalizar e adequá –lo ao gosto da pessoa ou que de quem encomenda o trabalho. O aspecto importante desse trabalho é empoderar a mulher dando – lhe a capacidade de geração de renda à classe feminina.
Segundo fonte consultada explica que o Qualifica Pará, segue a missão de contribuir para o acesso da população ao mercado de trabalho, por meio da qualificação profissional, servindo de instrumento na geração de oportunidades para empreendedores locais. Ainda segundo a fonte consultada, o programa dispõe de 45 tipos de cursos, que serão ofertados nos 144 municípios paraenses, sendo que a primeira etapa do programa atendeu 30 mil pessoas.
Além da capacitação, o programa ainda prevê microcrédito para contribuir na aquisição de equipamentos e na estruturação do primeiro negócio. O valor do crédito gira entre R$ 500,00 a R$ 5.000,00 que deve ser gerenciado pelo Banco do Estado do Pará – Banpará. Para o acesso ao crédito é obrigatório a apresentação do certificado de conclusão em um dos cursos do programa.
#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho