Estado entrega delegacias especializadas da ‘Mulher’ e da ‘Criança’ em São Félix do Xingu

Equipamentos ampliam a rede de proteção às mulheres e às crianças e adolescentes e fortalecem o combate a crimes contra grupos vulneráveis na região

O governo do Pará, por meio da Polícia Civil, entregou, nesta quinta-feira (18), o novo prédio das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deam) e Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca). O equipamento concretiza, na prática, o compromisso firmado pelo governador do Pará, Helder Barbalho, em março deste ano, vai ampliar a rede de proteção, acolhimento e combate aos crimes praticados contra grupos vulneráveis na região.

“Estou muito feliz de retornar ao município de São Félix e entregar as Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deam) e Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca). Lembrando que já estivemos aqui entregando a Delegacia de Polícia Civil do distrito de Taboca, em abril de 2022″, frisou o governador no ato de entrega.

Ele afirmou que um objetivo claro do sistema de segurança pública: “é garantir com que haja estruturas especializadas para assistir e proteger esses grupos vulneráveis. Trata-se de um espaço acolhedor que conta com a presença de delegadas mulheres, com atuação especializada. É mulher cuidando de mulher, para que não haja constrangimentos às vítima no relato da ocorrência”, disse  Helder Barbalho.

Com sorriso largo, a aposentada Raimunda Franciele Silva, de 65 anos, comemorou a entrada da unidade policial. “Sou mulher e também tenho filhas. Espero nunca ser vítima de violência, mas sei acontecer, sabemos onde procurar ajuda. Conheço mulheres que não procuraram atendimento na delegacia, por encontrarem homens no atendimento, e por conta da vergonha, não registravam a ocorrência. Agora temos um espaço acolhedor e com mulheres policiais para o devido atendimento”, contou.

A nova estrutura conta com salas para Delegado, Escrivão, Investigador, assistente social, acolhimento, brinquedoteca, banheiros, copa e carceragem.

“Esse é importante instrumento que a Polícia Civil dispõe para atendimento à população aqui de São Félix do Xingu. Todo o espaço foi pensado para proporcionar um ambiente humanizado, climatizado e apto a receber todas as demandas por meio de uma equipe qualificada para dar esse acolhimento, registrando as ocorrências e tomando todas as medidas legais cabíveis. Com isso, vamos seguir em busca de uma sociedade de paz, segura e de diminuição dos índices de violência contra à mulher, crianças e adolescentes”, enfatizou o Delegado-geral Walter Resende.

Lígia Torquato, delegada titular das Deam/Deaca de São Félix do Xingu, pontuou que a nova estrutura é fundamental para o acolhimento do público atendido no local. “Toda toda essa estrutura contempla novas salas, inclusive com brinquedoteca, para acolher as crianças atendidas no espaço, além de salas para atender as mulheres que são vítimas de crimes. Era um desejo da população que foi atendida pelo Governador do Estado. Com essa implantação seguiremos ofertando um atendimento individualizado com espaços mais acolhedores para o bem servir da população com excelência”, finalizou a delegada.

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

 

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support