Para não deixar a cultura indígena cair no esquecimento, as Secretarias Municipais de Esporte – Lazer e de Cultura com apoio da Secretaria de Educação de São Félix do Xingu, promoveram atividades esportivas e culturais alusivas ao Dia do Índio, lembrando sempre no dia 19 de abril.

A programação incluiu na parte da manhã na quadra esportiva Raimundo Gomes, jogo de futsal salão feminino com a participação de mulheres indígenas. Já à tarde os guerreiros Kayapó disputaram um amistoso no Estádio Municipal Abdiel Carin Assad Salomão (Turcão) diante do selecionado de máster de São Félix do Xingu, fechando a programação cultural a noite com a tradição dança dos povos indígenas.

Para o professor Bàykàyr Kayapó, essas ações com a comunidade indígenas só aumenta o laço de amizade e o trabalho realizado em conjunto, em prol da cultura indigenista como um todo. Ele acrescentou que mesmo o futebol não fazendo parte das tradições do povo indígenas, porém nos dias atuais essa modalidade está inserida nas comunidades o que valoriza ainda mais a cultura indigena.

Domingos Rodrigues, o PX, Secretário de Cultura de São Félix do Xingu, acredita que o fator em que alguns caciques teriam indo a Brasília e eminentemente as dificuldades advindas de uma pandemia, não foi possível realizar um grande evento a altura que os povos indígenas são dignos. Ele assegurou que para o próximo ano é possível realizar a tradicional festa dos Povos Indígenas.

“A festa era para ser das aldeias, mas infelizmente os Cacique está para Brasília, não deu certo. Mas fizemos uma boa apresentação hoje, eu gostei, e os povos indígenas estão felizes, o pouco que estava aqui na cidade. Com certeza, a pandemia atrapalhou este ano, ano que vem prefeito João Cleber, vai fazer uma festa muito bonita aqui na cidade”.

FIQUE SABENDO: “Todo dia 19 de abril comemora-se no Brasil e em vários outros países do continente americano o Dia do Índio ou o Dia dos Povos Indígenas. Há outra data destinada à mesma finalidade, mas a nível internacional, que foi convencionalmente determinada pela ONU em 1995: trata-se do dia 09 de agosto. Entretanto, este texto tem o objetivo de esclarecer os motivos da escolha do dia 19 de abril como o Dia do Índio.”

“No caso do Brasil, o Dia do Índio foi instituído via decreto-lei, em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas, que exercia o poder de forma autoritária no chamado Estado Novo.”

 

 

 

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.