Governo do Pará certifica alunos do programa ‘Qualifica Pará’ em São Félix do Xingu

Alunos do Programa Qualifica Pará residentes no município de São Félix do Xingu, foram certificados pelo o Governo do Pará, ato, que contou com a presença do governador Helder Barbalho, concretizou a certificação de 60 alunos dos cursos de habilidade em salão de beleza, panificação e confeitaria, e tratamento de leite e outros lacticínios.

“Estou muito feliz por estar em São Félix entregando equipamentos que garantam a melhoria de estradas, o escoamento da produção rural e investimentos na saúde, na segurança, no desenvolvimento e na qualificação profissional, garantindo que o município, no seu aniversário de 60 anos, possa ser uma cidade melhor, mais desenvolvida, enfrentando desafios e garantindo qualidade de vida para a população”, destacou o chefe do executivo.

“Para mim foi uma grande satisfação, porque agora eu consegui conquistar algum objetivo para mim abrir o meu próprio negócio ou então poder tentar me empregar”, disse Lidiane Pereira do Projeto de Assentamento Belauto.

O programa Qualifica Pará conta com um dos maiores investimentos em qualificação profissional já feitos pelo Estado. São aproximadamente R$ 60 milhões para a execução de 1.452 turmas, o que resultará em 30 mil pessoas qualificadas nos 144 municípios paraenses. Além da capacitação, o programa ainda prevê um microcrédito voltado aos educandos, que contribuirá na compra de equipamentos e na estruturação do primeiro negócio. A coordenação do programa está sob a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

“Hoje nós estamos participando de mais uma agenda do programa Qualifica Pará e aqui 60 jovens estão recebendo o certificado de três cursos, que têm o objetivo de aprimorar o conhecimento e a capacidade de empregabilidade e de abertura de novos negócios. O programa também vem acompanhado de um microcrédito que, a partir desse certificado de conclusão, já estará disponível no Banpará a todos os concluintes. Eles precisam entrar no site da Seaster para verificar o passo a passo e, em seguida, poderão acessar até R$ 5 mil para o início de um negócio que possa ser interessante e gere renda”, pontuou o titular da Seaster, Inocencio Gasparim.

O prefeito de São Félix do Xingu, João Cléber, reforçou a importância dos investimentos para a região. “Essas ações concretizadas aqui são muito importantes para o nosso município. Fazia tempo que São Félix não era enxergada como uma potência e hoje estamos entre as dez maiores cidades do Estado, não só de forma populacional, mas também em desenvolvimento. Este governo tem investido no social, trazendo mais dignidade às pessoas, tem tido um olhar diferenciado voltado às necessidades da população paraense”, finalizou João Cleber.