Cinquenta e sete famílias de comunidades rurais de São Félix do Xingu, no sul paraense, foram contempladas com informações sobre a pecuária sustentável através do Dia de Campo de Manejo de Pastagem e de Manejo de Bovinos, realizado pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pa) como ação prevista no âmbito do programa Territórios Sustentáveis e alusivo à Semana do Meio Ambiente. O evento, correalizado pela Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagri) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Oriental).

O local escolhido para o Dia de Campo foi a propriedade do produtor Osvaldo Wagner, na Colônia Tancredo Neves, atendido pelos agentes de ater pública estadual há 20 anos. O conhecimento sobre as tecnologias visando a preservação ambiental e a melhoria da produtividade da cadeia da criação de bovinos foi multiplicado pelos técnicos da Embrapa e da Emater.

De acordo com o técnico em agropecuária Mário Gomes, que chefia a Emater de São Félix do Xingu, a expectativa com o evento é que as famílias produtoras possam utilizar as tecnologias de manejo de pastagem em suas unidades rurais e assim alcançar benefícios com uma atividade econômica rentável e sustentável.

“Ao adotar esse conhecimento repassado, cada família pode elevar em até 5 vezes a produtividade da cadeia, ou seja, passar de uma cabeça de gado por hectare para seis, em um prazo estimado de três meses”, ressaltou o chefe local da Emater.

O dia de campo foi dividido em duas estações. A de pastagem demonstrou o trabalho com o preparo e o manejo do solo, o plantio da gramínea, e o pastejo rotacionado, e teve como objetivo conscientizar os produtores com relação à necessidade de repor os nutrientes do solo, com a correção do solo e uma boa adubação.

A segunda estação, de sanidade animal,  mostrou o manejo dos bovinos, os cuidados desde o nascimento dos animais, como vacinações. Também foi abordado o trato sanitário como forma de garantir a qualidade do leite, através da ordenha correta.

Dentro do Programa Territórios Sustentáveis, que faz parte do Plano Amazônia Agora, do Governo do Pará, atuam 20 técnicos da Emater desde agosto de 2020, no âmbito dos municípios de Água Azul do Norte, Ourilândia do Norte, Tucumã  e São Félix do Xingu. ( Com Colaboração de Paula Portilho – Ascom Emater/ Fotos/ Ronaldo Rosa/ Embrapa.

Marlos Peterle – Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de São Félix do Xingu –  “Então hoje é um dia muito especial pra nós, hoje é um dia que celebra essa parceria que o prefeito João Cléber permite a gente realizar sempre com os órgãos do estado, com os órgãos federais, então hoje a gente está aqui com mais uma etapa do projeto território sustentável sendo concluído com esse dia de campo, então hoje a gente está trazendo a tecnologia pro produtor rural, com manejo de pastagem, a importância de estar trabalhando essa adubação de pastagem, trabalhando a importância de como manejar o rebanho bovino, então isso vem celebrar a ação que a secretaria de agricultura junto com a Emater, junto com a embrapa, Adepará, vem fazendo com o homem do campo do município de São Félix do Xingu”.

Aliesio Cândido – Secretário do Sindicato dos Produtores Rurais de São Félix do Xingu – “Esse curso é muito importante, é muito importante acontecer porque realmente traz muita informação pro produtor da região, o produtor que precisa realmente dessas informações, tem pesquisas importantes da região para isso e vem trazer uma informação pra realmente o produtor da região melhorar a sua produção, melhorar a sua produtividade”.

Pedro Junior Pecuarista – “É de extrema importância, para está auxiliando os produtores pequenos, grandes, médios, toda a região, trazer conhecimento, conhecimento nunca é demais é sempre fundamental, e com essas palestras, manejo de pastagem, manejo sanitário, então traz uma bagagem muito boa para quem busca conhecimento e quem quer aprender”.

Sinelmo Afonso – Agricultor – “Aqui a gente aprende, a gente descobre coisas novas, como manejar a terra, assim a maior dificuldade que a gente tem, o produtor, é com essa questão de manejo do solo, então aqui é uma oportunidade a gente agradece aí a todos os órgãos envolvidos, ao prefeito, ao prefeito João Cléber e todas as secretarias envolvidas por que é muito importante pra nós”.

Mario Gomes – Gerente local da Emater Pará – “Esse dia acontecendo aqui, esse dia de campo, faz parte do programa território sustentável política de governo do estado, e o programa território sustentável tem um enfoque muito forte na questão ambiental a regularização ambiental das propriedades, mais não podemos esquecer que o produtor para se fixar lá no campo, pra ficar no campo, tem que ter a produção, então a partir do momento que pensou no dia de campo é a questão de difusão de tecnologia, troca de conhecimento”.

 

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.