Um grupo formado por pelo menos 30 pequenos produtores urbanos que se dedicam ao cultivo de verduras e legumes em hortas estão inseridos no programa do Projeto Horta Xingu, incentivado pela Prefeitura de São Félix do Xingu, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAGRI).
Cabe destacar a contribuição de um dos cinco maiores grupos frigoríficos do Brasil, a Frigol que através de sua planta em São Félix do Xingu entra com doação de compostagem de bovino para adubação das hortas e assim diminui custos de produção e aumenta a rentabilidade dos horticultores do município.
De acordo com o informado pela a equipe técnica da Secretaria de Agricultura de São Félix do Xingu, o Projeto Horta Xingu combina assistência técnica, vistorias e ação de entrega de insumos como esterco curtido, o que contribui para o desenvolvimento sustentável para a agricultura local. A gestão do Prefeito João Cleber sempre apoia os horticultores para que eles possam ter renda, alinhada com as políticas de preservação ambiental e ao mesmo tempo com o fortalecimento da segurança alimentar.
Marlos Peterle, Secretário de Agricultura detalhou que alguns dos horticultores integram uma associação de feirantes, outros comercializam a produção para programas de governo como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na feirinha de quarta – feira na Praça Céus e que também o comercio local compram parte do que são produzidos, relatou Peterle.
CONFIRA OS DEPOIMENTOS: ELANILSON: É pra nós e Horticultores é uma ação muito boa porque chega um tempo que a gente não tem o que utilizar nos canteiros tipo no esterco, e essa ação do prefeito, foi uma ação muito boa pra gente e eu só tenho que agradecer mesmo a ele, e eu falo também não só em meu nome, em nome de todos os outros Horticultores também que faz parte dessa ação.
Nívea Passos: Engenheira Agrônoma: Nós estamos aqui com mais uma atividade do projeto Horta Xingu, 27 Horticultores dentro da zona urbana e aqui nessa ação que aconteceu durante as últimas semanas, foram entregues mais de 30 caçambas de esterco que foram doados pelo frigorífico, pela Frigol.
Pedro Veras: Eu tô achando assim pra mim assim foi um apoio muito, muito útil, né? Nós recebemos aqui 2 carradas de esterco, vindo lá da frigol pra nós não custou nada, pra nós foi muito bom, estava precisando e muito Grato a Deus, pela ajuda de vocês, o prefeito né que que estava conosco.
Rosane Lopes: Pra mim foi bom, eu creio que todos devem ter achado bom porque a dificuldade de pagar carro lá pra trazer, eu quero agradecer até tanto que eu já peguei esterco na fazenda dele, a primeira esterco que eu usei aqui foi da fazenda dele, que ele me deu né, então eu quero agradecer e que Deus possa abençoar ele e que estamos juntos, estamos aí, nós estamos juntos aí.
#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho