HORTICULTURA: Em São Félix do Xingu, o setor é fortalecido com o apoio da Prefeitura e Frigorífico Frigol

Um grupo formado por pelo menos 30 pequenos produtores urbanos que se dedicam ao cultivo de verduras e legumes em hortas estão inseridos no programa do Projeto Horta Xingu, incentivado pela Prefeitura de São Félix do Xingu, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAGRI).

Cabe destacar a contribuição de um dos cinco maiores grupos frigoríficos do Brasil, a Frigol que através de sua planta em São Félix do Xingu entra com doação de compostagem de bovino para adubação das hortas e assim diminui custos de produção e aumenta a rentabilidade dos horticultores do município.

De acordo com o informado pela a equipe técnica da Secretaria de Agricultura de São Félix do Xingu, o Projeto Horta Xingu combina assistência técnica, vistorias e ação de entrega de insumos como esterco curtido, o que contribui para o desenvolvimento sustentável para a agricultura local. A gestão do Prefeito João Cleber sempre apoia os horticultores para que eles possam ter renda, alinhada com as políticas de preservação ambiental e ao mesmo tempo com o fortalecimento da segurança alimentar.

Marlos Peterle, Secretário de Agricultura detalhou que alguns dos horticultores integram uma associação de feirantes, outros comercializam a produção para programas de governo como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na feirinha de quarta – feira na Praça Céus e que também o comercio local compram parte do que são produzidos, relatou Peterle.

CONFIRA OS DEPOIMENTOS: ELANILSON: É pra nós e Horticultores é uma ação muito boa porque chega um tempo que a gente não tem o que utilizar nos canteiros tipo no esterco, e essa ação do prefeito, foi uma ação muito boa pra gente e eu só tenho que agradecer mesmo a ele, e eu falo também não só em meu nome, em nome de todos os outros Horticultores também que faz parte dessa ação.

Nívea Passos: Engenheira Agrônoma: Nós estamos aqui com mais uma atividade do projeto Horta Xingu, 27 Horticultores dentro da zona urbana e aqui nessa ação que aconteceu durante as últimas semanas, foram entregues mais de 30 caçambas de esterco que foram doados pelo frigorífico, pela Frigol.

Pedro Veras: Eu tô achando assim pra mim assim foi um apoio muito, muito útil, né? Nós recebemos aqui 2 carradas de esterco, vindo lá da frigol pra nós não custou nada, pra nós foi muito bom, estava precisando e muito Grato a Deus, pela ajuda de vocês, o prefeito né que que estava conosco.

Rosane Lopes: Pra mim foi bom, eu creio que todos devem ter achado bom porque a dificuldade de pagar carro lá pra trazer, eu quero agradecer até tanto que eu já peguei esterco na fazenda dele, a primeira esterco que eu usei aqui foi da fazenda dele, que ele me deu né, então eu quero agradecer e que Deus possa abençoar ele e que estamos juntos, estamos aí, nós estamos juntos aí.

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support