O Governo de São Félix do Xingu está incentivando empresários e comerciantes do município a se registrarem no Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos. Para isso, servidoras da Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR) estão desde o início do mês visitando prestadores de serviços locais a fim de fazer o cadastro no Cadastur.

O cadastramento que é obrigatório no Cadastur porém é totalmente gratuito e tem por finalidade atualizar o Mapa do Turismo ao qual permitirá ao Governo direcionar incentivos e reorganizar o segmento turístico de São Félix do Xingu.

O programa é executado pelo Ministério do Turismo e visa a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos, bem como se torna uma importante fonte de consulta para o mercado turístico Paraense e Brasileiro.

Dona Sonia Maria (51) empresária é proprietária do hotel e restaurante Xingu Lodge recebeu em seu estabelecimento a equipe da Secretaria de Turismo de São Félix do Xingu e aderiu ao cadastro do Cadastur. Dona Maria que é pioneira no município diz que já atua no ramo há mais de 20 anos, aproveitou para realizar o cadastramento.

“É muito importante para nós, né? Porque fica mais visível para você ter mais acesso, porque é um cadastro a nível nacional, né? Quando você procura um restaurante ou um hotel, ou uma lanchonete, né?! Você vai lá no site. Tem o hotel, tem o restaurante, tem os lugares para você visitar”.
Lirria Barros, Turismóloga e Servidora da Secretaria de Turismo da Prefeitura de São Félix do Xingu, explica que o Cadastur é o sistema de cadastro que pode ser inserido tanto pessoas físicas quanto jurídicas. De acordo com a Turismóloga adesão está ocorrendo de vários empreendimentos inclusive foi cadastrada uma agência de viagem.

Lirria Barros e a equipe de cadastradoras estiveram no hotel Rio Xingu e constataram que o empreendimento já possui homologação do cadastro sendo inclusive certificado pela Secretaria de Estado de Turismo do Pará (SETUR).

“Estamos hoje, fazendo uma visita nos estabelecimentos, né? Dando continuidade ao nosso trabalho que a gente já está fazendo desde o início do mês, realizando o Cadastur, que é o cadastro de prestadores de serviços Turísticos. O município hoje já está com 13 empreendimentos cadastrados, dentre eles; hotéis, restaurantes, agência de viagem, né?! E deixar o meu agradecimento a todos os empresários que abriram as portas do seu estabelecimento para receber a gente está fazendo esse cadastro e quero dizer que a gente continua, né? Fazendo este trabalho, não só aqui dentro do município, a gente está pretendendo estender o nosso trabalho para o Distrito da Taboca, que tem vários hotéis, vários restaurantes também que podem estar se cadastrando”.

A Lei Geral do Turismo (11.771/2008) obriga que todos os meios de hospedagem estejam inscritos no Cadastur – um sistema on-line de cadastro que permite o acesso a diferentes dados e relatórios gerados pelos sistemas de informações do Ministério do Turismo. 

 

 

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.