INCLUSÃO: APAE e Governo de São Félix do Xingu promovem palestra sobre Autismo

Neste sábado, dia 2 de abril, celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data que é chamada a atenção para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Diante do momento, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e o Governo Municipal de São Félix do Xingu, realizaram nesta sexta – feira dia 1 de abril, palestra direcionada aos responsáveis, familiares e profissionais que atuam com crianças autistas ou com alguma deficiências físicas e motoras.

O evento ocorreu na sede da instituição filantrópica de São Félix do Xingu e contou com a presença de profissionais da educação, saúde e pais de alunos, entre outras pessoas.

O principal objetivo foi promover a divulgação de informações relacionadas ao autismo para a população, algo muito importante para maior aceitação de quem é portador do transtorno.

Raphael Antônio, Secretário de Saúde, reafirmou o compromisso do Prefeito João Cleber com Apae e em sua fala, disse que o ser humano e a imagem e semelhança de Deus, e que a participação (inclusão) de pessoas com deficiência em todas as esferas sociais é um passo muito importante e o dia de hoje sirva para que seja feita uma reflexão.

“Um dia muito importante que nos lembra que temos que ter a consciência, que temos que ser solidários a essa causa, ao autista a todos que tem deficiência, exercer sim, mais amor ao próximo, exercer a empatia, se colocar no lugar dos outros e ser parceiros da instituição como APAE, e de toda a família que precisar do nosso apoio. Quero reafirmar o compromisso da secretaria de saúde e do prefeito João Cleber com a APAE”.

Iranildes Santos, Presidente da APAE lembra que o município de São Félix do Xingu tem hoje um grande número de pessoas com necessidades especiais, não apenas o autismo, mas deficiências físicas e motoras, entre outras, que precisam de cuidados especiais. “Nossa instituição vive de doações e apoio e aqui eu quero destacar o apoio da prefeitura por ter firmado convênio ao qual tem sido de fundamental importância para essa causa nobre”.

“Estamos comemorando esse dia em parceria aí com a gestão municipal, agradecer o prefeito João Cleber, o Secretário Raphael que esteve aqui, o secretário de saúde, agradecer toda essa parceria que eles têm dado para com a APAE, sem a ajuda da gestão e da sociedade, não faz sentido, porque a APAE não consegue, a APAE vive de doações, então nós precisamos desse apoio, só tenho a agradecer a cada dia o apoio que a sociedade e a gestão tem dado para a APAE”.

Professora Ivanilce de Melo – “Convido a todos a participarem da APAE também, eu sou professora aqui e faz diferença na vida do seu filho, principalmente do altíssimo. E vamos respeitar, dar mais amor a adversidade ao altista”.

Professor Natanael de França, Secretário Adjunto da Educação – O altíssimo nada mais é uma pessoa que precisa de uma atenção também especial, também como os demais, nós enquanto cidadãos, enquanto pessoa, enquanto servidor público, enquanto professor, precisamos estar sensíveis a esta causa para dar uma atenção especial a estes alunos, essa pessoa, para que eles possam se sentir incluso dentro de uma sociedade.

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support