Na caminhada do Autismo, Prefeito João Cleber afirma investimentos para Centro Psicopedagógico

Alunos da rede municipal de ensino de São Félix do Xingu, participaram da caminhada em alusão do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. O encontro ocorreu na parte da tarde desta segunda-feira (3) e contou com a presença do prefeito João Cleber, secretários, vereadores, servidores municipais, pais e representantes da causa estiveram presentes.

Os eventos para marcar a data se somam a uma série de ações adotadas pela prefeitura no que diz respeito ao atendimento aos que necessitam de tratamento e serviços específicos e a conscientização da população. Para Roselma Milani, Secretaria de Educação, o objetivo da caminhada é conscientizar a sociedade, combater o preconceito e falar sobre os direitos da pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Isso mesmo, e essa caminhada de hoje, esse movimento que nós estamos fazendo, a gestão pública está realizando, é um ganho para a discussão dessa pauta, é um ganho para a valorização das famílias atípicas, da pessoa com autismo, que o que nós queremos é estabelecer e construir políticas públicas sólidas que garantam a inclusão, não apenas nos espaços públicos mais em todos os espaços sociais”, disse Milani.

O prefeito João Cleber diz que essa pauta é fundamental e que cada autista representa a diversidade de forma única e que a caminhada alerta a população para que se possa avançar com mais políticas públicas e quebrar os preconceitos. Pontua.

“Autismo é uma questão que eu vinha já discutindo a muito tempo e a gente criou, além de ter o acompanhante pra acompanhar essas crianças na sala de aula, a gente criou essa equipe multidisciplinar realmente para que de melhores condições aqueles que tem autismo, aos pais deles que também precisam deixar eles em um local adequado para que possa, eles ter uma convivência normal, o autismo não é violento, o autismo é uma pessoa que só nasceu um pouco diferente, mais uma pessoa especial que merece o nosso respeito, e o nosso carinho, por isso a gente está aqui hoje nessa grande caminhada em busca de dar melhores atendimentos a essas pessoas que precisa do poder Público”, concluiu o prefeito João Cleber.

Já para Janalía da Silva, ressalta a importância da luta pelo respeito e igualdade. “Hoje é um dia muito especial e de união com nossos amigos autistas, todos merecem respeito”, afirma uma mãe de aluno Autista.

“Mas a gente está na esperança, que hoje a gente viu o anúncio por parte do prefeito João Cleebr que está tendo psicólogo, vai ter uma fono, que o nosso município tanto precisa, estamos aí com Fé de que em breve vai ter todos esses atendimentos que nossos filhos precisa, não é só o Heitor, mais o município mesmo tem muitas crianças com deficiência, especialmente com Tea, e que precisa realmente desse atendimento que nós assistimos”.