Passeio ciclístico reforça turismo ecológico com preservação ambiental na região do Xadá

A prefeitura de São Félix do Xingu em uma ação integrada entre as Secretarias Municipais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAGRI), Turismo (SEMTUR), Meio Ambiente e Mineração (SEMMAS), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com apoios de Agentes da Coordenadoria Municipal de Trânsito (CMT), Secretaria de Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMURB), com as participações de grupos de ciclistas Divas em Movimento, Marrecos do Pedal e como convidados o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLOR- BIO) e da The Nature Conservancy ( TNC), realizaram  1º edição do Bike Tour Ecológico na região do Xadá.   

A realização da 1º edição do Bike Tour Ecológico de São Félix do Xingu, teve início às 7h00 deste domingo (19) na Praia do Pedral com reforçado café da manhã, regado a café, leite, queijo, mortadela e frutas. Já passavam das 08h00 quando os ciclistas adentraram na Balsa da empresa Navegação Novo Estado para realizar a travessia sobre o Rio Xingu com destino ao Porto Santa Rosa a onde deu início as primeiras pedaladas para cumprir o percurso de 35 quilômetros dentro do cronograma denominado de trilha do Xadá.

Entre ladeiras e descidas, aos poucos os ciclistas iam desfrutando pela frente de serras completamente preservadas com muitas matas nativas. Ao chegar ao KM 16 da Vicinal Xadá, aconteceu uma parada para a realização do plantio de onze (11) mudas de árvores das espécies Gulosa, Jatobá, Andiroba e Ipês Roxo e Amarelo. Cabe salientar que essas mudas são produzidas no viveiro municipal e fazem parte de um projeto entre a Secretaria de Agricultura de São Félix do Xingu com o Ideflor – bio.

 

Por volta das 11h00 antes de adentrarem na Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu (ATX) já no Km 30 ciclistas e autoridades realizaram mais um plantio de mudas de árvores de diversas espécies. Renato Bento, Secretário de Turismo da Prefeitura de São Félix do Xingu, ressaltou a importância para que possa impulsionar o turismo ecológico, já que nas adjacências há muitas cachoeiras no percurso do rio Xingu.

“Tendo a oportunidade dos ciclistas de plantar uma muda, de uma árvore, já vão ser em três locais essa plantação, e vamos aqui até a cachoeira do xadá fazendo esse passeio de bike e também podendo promover a ecologia”, informa Renato Bento.

Sérgio Benedetti, Secretário de Meio Ambiente e Mineração, destaca a importância para as questões de preservação e conscientização ambiental, e que a realização da trilha ecológica vem de encontro com as políticas públicas da gestão do Prefeito João Cleber que é de produzir porém respeitando a legislação ambiental e o Rio Xingu é sim um paraíso ecológico o que pode ser considerado um patrimônio de todos os xinguense. 

“Bom nós estamos muito satisfeitos de participar desse evento o primeiro pedal ecológico, fizemos um pedal ai uma boa quilometragem mas eu acho que valeu a pena porque chegamos aqui nesse paraíso ecológico aqui, do nosso município então a gente fica muito satisfeito, no decorrer do percurso nós fizemos plantio de mudas, um plantio simbólico, mais assim mostrando a nossa expectativa com relação às questões ambientais do nosso município que são aí fomentadas pelo nosso prefeito João Cleber, que viabilizou o recurso pra gente está aqui hoje fazendo esse primeiro passeio ciclístico ecológico”, pondera Benedetti.

Shana Barbosa, integrante do grupo de ciclistas denominado de Divas em Movimento, disse que o evento além de contribuir para difundir o turismo ecológico no Rio Xingu também traz um compromisso para que todos possam praticar o desenvolvimento sustentável. Para Shana o ciclismo tem também o papel de envolver pessoas quanto da importância de fazer exercício físico, o que faz muito bem para o corpo humano. 

“Esse evento que vocês fizeram foi muito bom, incentivando as pessoas a voltarem a pedalar, um projeto bom, e mostrar né a diversidade do Rio Xingu em questão do turismo, em questão do meio ambiente, que nos ciclistas preservamos muito o meio ambiente e estamos aqui pra isso, um grupo grande em São Félix do Xingu, incentivando as pessoas a fazer exercício”.  

 

“Hoje é um dia especial para secretaria de agricultura, fazer parte desse primeiro bike-tura ecológico onde a gente é parceiro das secretarias da prefeitura de São Félix do Xingu, onde a gente vem apoiando esse evento, cedendo as mudas, plantando as mudas no percurso, então essas ações integradas das secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Semagri, é de fundamental importância para o povo xinguense”, ressalta Marlos Peterle, Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

 

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support