A prefeitura de São Félix do Xingu em uma ação integrada entre as Secretarias Municipais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAGRI), Turismo (SEMTUR), Meio Ambiente e Mineração (SEMMAS), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com apoios de Agentes da Coordenadoria Municipal de Trânsito (CMT), Secretaria de Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMURB), com as participações de grupos de ciclistas Divas em Movimento, Marrecos do Pedal e como convidados o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLOR- BIO) e da The Nature Conservancy ( TNC), realizaram  1º edição do Bike Tour Ecológico na região do Xadá.   

A realização da 1º edição do Bike Tour Ecológico de São Félix do Xingu, teve início às 7h00 deste domingo (19) na Praia do Pedral com reforçado café da manhã, regado a café, leite, queijo, mortadela e frutas. Já passavam das 08h00 quando os ciclistas adentraram na Balsa da empresa Navegação Novo Estado para realizar a travessia sobre o Rio Xingu com destino ao Porto Santa Rosa a onde deu início as primeiras pedaladas para cumprir o percurso de 35 quilômetros dentro do cronograma denominado de trilha do Xadá.

Entre ladeiras e descidas, aos poucos os ciclistas iam desfrutando pela frente de serras completamente preservadas com muitas matas nativas. Ao chegar ao KM 16 da Vicinal Xadá, aconteceu uma parada para a realização do plantio de onze (11) mudas de árvores das espécies Gulosa, Jatobá, Andiroba e Ipês Roxo e Amarelo. Cabe salientar que essas mudas são produzidas no viveiro municipal e fazem parte de um projeto entre a Secretaria de Agricultura de São Félix do Xingu com o Ideflor – bio.

 

Por volta das 11h00 antes de adentrarem na Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu (ATX) já no Km 30 ciclistas e autoridades realizaram mais um plantio de mudas de árvores de diversas espécies. Renato Bento, Secretário de Turismo da Prefeitura de São Félix do Xingu, ressaltou a importância para que possa impulsionar o turismo ecológico, já que nas adjacências há muitas cachoeiras no percurso do rio Xingu.

“Tendo a oportunidade dos ciclistas de plantar uma muda, de uma árvore, já vão ser em três locais essa plantação, e vamos aqui até a cachoeira do xadá fazendo esse passeio de bike e também podendo promover a ecologia”, informa Renato Bento.

Sérgio Benedetti, Secretário de Meio Ambiente e Mineração, destaca a importância para as questões de preservação e conscientização ambiental, e que a realização da trilha ecológica vem de encontro com as políticas públicas da gestão do Prefeito João Cleber que é de produzir porém respeitando a legislação ambiental e o Rio Xingu é sim um paraíso ecológico o que pode ser considerado um patrimônio de todos os xinguense. 

“Bom nós estamos muito satisfeitos de participar desse evento o primeiro pedal ecológico, fizemos um pedal ai uma boa quilometragem mas eu acho que valeu a pena porque chegamos aqui nesse paraíso ecológico aqui, do nosso município então a gente fica muito satisfeito, no decorrer do percurso nós fizemos plantio de mudas, um plantio simbólico, mais assim mostrando a nossa expectativa com relação às questões ambientais do nosso município que são aí fomentadas pelo nosso prefeito João Cleber, que viabilizou o recurso pra gente está aqui hoje fazendo esse primeiro passeio ciclístico ecológico”, pondera Benedetti.

Shana Barbosa, integrante do grupo de ciclistas denominado de Divas em Movimento, disse que o evento além de contribuir para difundir o turismo ecológico no Rio Xingu também traz um compromisso para que todos possam praticar o desenvolvimento sustentável. Para Shana o ciclismo tem também o papel de envolver pessoas quanto da importância de fazer exercício físico, o que faz muito bem para o corpo humano. 

“Esse evento que vocês fizeram foi muito bom, incentivando as pessoas a voltarem a pedalar, um projeto bom, e mostrar né a diversidade do Rio Xingu em questão do turismo, em questão do meio ambiente, que nos ciclistas preservamos muito o meio ambiente e estamos aqui pra isso, um grupo grande em São Félix do Xingu, incentivando as pessoas a fazer exercício”.  

 

“Hoje é um dia especial para secretaria de agricultura, fazer parte desse primeiro bike-tura ecológico onde a gente é parceiro das secretarias da prefeitura de São Félix do Xingu, onde a gente vem apoiando esse evento, cedendo as mudas, plantando as mudas no percurso, então essas ações integradas das secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Semagri, é de fundamental importância para o povo xinguense”, ressalta Marlos Peterle, Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.