O município de São Félix do Xingu foi selecionado para a implantação do Sistema Agro Tag Pará, a ferramenta irá auxiliar os avanços das ações do Programa Territórios Sustentáveis (TS), do Governo do Pará ao qual abrange também as cidades de Tucumã, Ourilândia e Água Azul do Norte.

Nas visitas das propriedades rurais, os pesquisadores da Embrapa Amazônia Oriental e Meio Ambiente coletaram amostras de solos e informaram sobre os procedimentos da funcionalidade do aplicativo Agro Tag Pará.

Pesquisadores da Embrapa da Amazônia Oriental do Estado do Pará e  Embrapa Meio Ambiente São Paulo foram acompanhados durante todo o dia de quinta – feira ( 28) pelo o técnico extensionista José Eduardo Coordenador da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará ( EMATER) e Marlos Peterle Secretário Municipal da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Prefeitura de São Félix do Xingu ( SEMAGRI).

As visitas técnicas ocorreram na Fazenda Fernanda no Distrito do Nereu de propriedade do produtor rural Renildo Januário da Silva e na Linha 3 na localidade da região da  Vila Tancredo no Sítio Santo Antônio do agricultor Osvaldo Wagner ao qual desenvolve as atividades pecuária leiteira e plantação de lavoura de cacau.
Segundo o que foi informado por Mazillene Borges, Analista de Transferência e Tecnologia da Embrapa Amazônia Oriental, o objetivo do programa é atuar na redução de queimadas e desmatamento além de contribuir na recuperação em Áreas de Preservação Permanente( APP) e promover a produção sustentável no município de São Félix do Xingu.

O sistema AgroTag é uma iniciativa da Embrapa e da Plataforma Multi-institucional de Monitoramento das Reduções de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Agropecuária (Plataforma ABC) e tem como objetivo sistematizar dados de campo de uso e cobertura das terras e dos sistemas produtivos agropecuários e florestais para estruturar uma rede de monitoramento das áreas rurais que irá dinamizar a coleta de informações e monitoramento das áreas de atuação da Política de Atuação Integrada Territórios Sustentáveis, explicou o pesquisador Luiz Eduardo Vicente da Embrapa Meio Ambiente do estado de São Paulo.

Essas ações integram o ‘Amazônia Agora’ o Programa é um dos eixos do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Suas ações são realizadas por uma força-tarefa, que reúne Semas, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e Banco do Estado do Pará (Banpará).

As visitas técnicas nas propriedades rurais de São Félix do Xingu estiveram presentes Marlos Peterle Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Ednaldo Coordenador da Emater e os pesquisadores da Embrapa Amazônia Oriental e Meio Ambiente; Andreia Vicente ( Consultora), Mazillene Borges ( Analista de Transferência de Tecnologia), Luiz Eduardo Vicente ( Pesquisador), Francisco Carlos ( Motorista), Daniel Mangas ( Analista), Luciana Spinelli ( Pesquisadora), Claudia Crecci ( Analista de T.I).

Prefeitura Municipal de São Félix do Xingu.

Compromisso com o trabalho!