Ações integradas entre órgãos do Governo do Pará com a Prefeitura de São Félix do Xingu têm assegurado uma gama de oportunidades de crescimento aos produtores rurais familiares do município, promovendo diversos incentivos às culturas agrícolas e pecuária agregando também incentivo à piscicultura.

Governo incentiva piscicultura para a agricultura no sítio Serrinha na região dos Goianos em São Félix do Xingu.

O casal de agricultores Marcos e dona Genir Carvalho, proprietários do Sítio Serrinha localizado na Vicinal dos Goianos, zona rural de São Félix do Xingu, estão inscritos no programa do Governo do Pará, Territórios Sustentáveis (TS) que integra ações do Plano Amazônia Agora (PAA).

O casal de agricultores rurais por terem experiência em cultivar atividades no Sistemas Agroflorestais (SAF) e por terem participado do Pacto Xingu na gestão anterior do prefeito João Cleber, voltam a serem assessorado por técnicos da Emater e a Secretaria de Agricultura na elaboração de projeto visando a capacitação de recursos por meio de fomento disponibilizado pelo o Banpará – Bio o que irá expandir a criação da piscicultura na propriedade rural.

Governo incentiva piscicultura para a agricultura no sítio Serrinha na região dos Goianos em São Félix do Xingu.

Técnico em Agropecuária e Extensionista Rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Rafael Ribeiro, explica sobre a importância do apoio do governo para que o homem do campo seja atendido com a regularização fundiária e ambiental ao mesmo tempo atuando na linha de crédito visando o fortalecimento da atividade da piscicultura no município de São Félix do Xingu.

“Produtora teve interesse em aderir ao programa, aderir ao programa do governo do estado que vem para trabalhar a Regularização Fundiária, a Regularização Ambiental e os fomentos também e tem os projetos através de financiamento através da linha Banpará-Bio, que é específico para produtores do (TS). Então ela se interessou em fazer a ampliação da sua piscicultura, com isso ela fez também um hectare de implantação de cacau, né? consorciada com essências florestais. Então é isso, a produção vai aumentar e a renda do produtor rural”.

Governo incentiva piscicultura para a agricultura no sítio Serrinha na região dos Goianos em São Félix do Xingu.

Marlos Peterle, Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagri) entende que a disponibilização de recursos diretamente pelo o programa Territórios Sustentáveis permitirá para que horas máquinas possa atender a demanda e consequentemente junto a prestação de assistência técnica a ampliação de escavação de tanques para a criação de peixes em cativeiro.

Governo incentiva piscicultura para a agricultura no sítio Serrinha na região dos Goianos em São Félix do Xingu.

“Ela é assistida pela secretaria desde o projeto do pacto Xingu, do último mandato do seu João Cleber, e o Prefeito João Cleber vem hoje reforçando as parcerias com a EMATER, com o programa do estado Território Sustentável e via o Banpará-Bio ela conseguiu recursos para ampliar a piscicultura dela, então a Secretaria de Agricultura  está acompanhando a Dona Genir, acompanhando ela com os órgãos do estado na questão de novos SAFs, na cultura do cacau e outras atividades que ela trabalha na sua propriedades”.

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.