Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Sindicato dos Produtores Rurais de São Félix do Xingu, estiveram no Estado do Tocantins, realizando visitas de conhecimentos técnicos a projetos ligados à produção.

Foto/ Arquivo Ruraltins.

Após conhecerem lavouras de plantio de Mandioca Cacau em área rural de Palmas, a comitiva de São Félix do Xingu deslocaram para o município de Brejinho de Nazaré no Estado do Tocantins, e conheceram um projeto de Piscicultura voltada para produção de alevinos de tilápia e outros peixes amazônicos que estão sendo produzindo em uma fazenda denominada de São Paulo.

Segundo dados do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o estado caminha a passos largos para ser um dos maiores produtores de peixe do Brasil. A implantação do Parque Aquícola do Lajeado no entorno do lago formado no reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, composto por sete municípios entre eles Palmas e Brejinho de Nazaré, preveem estimativa de uma produção de 135 mil toneladas de pescado ao ano.

Marlos Peterle Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Prefeitura de São Félix do Xingu, destaca que o intercâmbio com algumas culturas agrícola e da piscicultura com o Estado do Tocantins fará com que os técnicos possam levar experiências de projetos que estão dando certo e que serão aprimorados aos agricultores e produtores rurais de São Félix do Xingu.

Marlos Peterle destacou ainda que a expansão da piscicultura no município de São Félix do Xingu, está sendo construída em sintonia com a preservação da biodiversidade e que a Secretaria de Agricultura juntamente com a Colônia de Pescadores Z- 65 estão interligados em projetos de pescados uma vez que atividade econômica movimenta algo em torno de 1,5 mil quilos de peixes são comercializados.  

Paralelo a investimentos na piscicultura acontece no município de São Félix do Xingu criação de peixe em tanques por meio de financiamentos através do Banpará – Bio, programa do Governo do Pará, Territórios Sustentáveis, com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater). 

“Secretaria de Agricultura junto com Sindicato Rural de São Félix do Xingu estivemos no  Município de Brejinho de Nazaré- TO para conhecer  projetos ligado a piscicultura um deles é o parque aquícola Brejinho II voltado a produção de peixes da espécie Tambaqui em tanque rede um projeto junto com os pescador do município tocantinense em parceria com várias empresas e órgão governamentais das esferas municipal, estadual e federal. Visitamos também vário produtores de Alevinos no município a piscicultura e a Fazenda São Paulo que tem um trabalho de melhoramento genético do tambaqui em parceria da EMBRAPA  projeto BRS  TAMBAPLUS  aonde eles garante a linhagem 100% pura”, Destaca Marlos Peterle.

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.