PISCICULTURA: Técnicos da Secretaria de Agricultura aprimoram conhecimentos sobre produção de alevinos no Estado do Tocantins

Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Sindicato dos Produtores Rurais de São Félix do Xingu, estiveram no Estado do Tocantins, realizando visitas de conhecimentos técnicos a projetos ligados à produção.

Foto/ Arquivo Ruraltins.

Após conhecerem lavouras de plantio de Mandioca Cacau em área rural de Palmas, a comitiva de São Félix do Xingu deslocaram para o município de Brejinho de Nazaré no Estado do Tocantins, e conheceram um projeto de Piscicultura voltada para produção de alevinos de tilápia e outros peixes amazônicos que estão sendo produzindo em uma fazenda denominada de São Paulo.

Segundo dados do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o estado caminha a passos largos para ser um dos maiores produtores de peixe do Brasil. A implantação do Parque Aquícola do Lajeado no entorno do lago formado no reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, composto por sete municípios entre eles Palmas e Brejinho de Nazaré, preveem estimativa de uma produção de 135 mil toneladas de pescado ao ano.

Marlos Peterle Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Prefeitura de São Félix do Xingu, destaca que o intercâmbio com algumas culturas agrícola e da piscicultura com o Estado do Tocantins fará com que os técnicos possam levar experiências de projetos que estão dando certo e que serão aprimorados aos agricultores e produtores rurais de São Félix do Xingu.

Marlos Peterle destacou ainda que a expansão da piscicultura no município de São Félix do Xingu, está sendo construída em sintonia com a preservação da biodiversidade e que a Secretaria de Agricultura juntamente com a Colônia de Pescadores Z- 65 estão interligados em projetos de pescados uma vez que atividade econômica movimenta algo em torno de 1,5 mil quilos de peixes são comercializados.  

Paralelo a investimentos na piscicultura acontece no município de São Félix do Xingu criação de peixe em tanques por meio de financiamentos através do Banpará – Bio, programa do Governo do Pará, Territórios Sustentáveis, com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater). 

“Secretaria de Agricultura junto com Sindicato Rural de São Félix do Xingu estivemos no  Município de Brejinho de Nazaré- TO para conhecer  projetos ligado a piscicultura um deles é o parque aquícola Brejinho II voltado a produção de peixes da espécie Tambaqui em tanque rede um projeto junto com os pescador do município tocantinense em parceria com várias empresas e órgão governamentais das esferas municipal, estadual e federal. Visitamos também vário produtores de Alevinos no município a piscicultura e a Fazenda São Paulo que tem um trabalho de melhoramento genético do tambaqui em parceria da EMBRAPA  projeto BRS  TAMBAPLUS  aonde eles garante a linhagem 100% pura”, Destaca Marlos Peterle.

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support