Uma reunião com os profissionais de saúde pública de São Félix do Xingu com o Dr. Moacir Sampaio Diretor Clinico, Elcimar de Moura, Secretário Adjunto de Saúde e o Prefeito João Cleber, alinharam os novos protocolos clínicos e oferta de exames de diversas especialidades pactuada e disponibilizados para atender a demanda do município com a regulação do Hospital Regional da P A 279, situado no município de Ourilândia do Norte.
Também foram debatidos a questão da queda de receita advindos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), efetuada pelo o Governo Federal, decorrente do censo realizado pelo IBGE que apontou uma drástica redução de habitantes saindo de 135 mil para 65 mil habitantes o que tende afetar as finanças do município de São Félix do Xingu.
Também foram discutidos junto aos médicos melhoria no atendimento dos pacientes deste da recepção até a alas hospitalares e nas unidades básicas de saúde no sentido de oferecer uma saúde com mais qualidade aos munícipes e ao mesmo tempo pactuar a solicitação dos exames, seguindo quando necessário encaminhamento pelo o procedimento do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), e além de uma atenção especial para as mulheres no Pré Natal.
Com a presença da médica cirurgiã e diretora técnica do Hospital Regional da P A 279, Drª Jaciara Rosalve, Drº Moacir Sampaio explanou para os profissionais de saúde da urgência, emergência e da telemedicina a quantidade e novos exames disponibilizados para os pacientes e usuários do Sistema Único de Saúde de São Félix do Xingu. Exames de Mamografia, Ressonância Magnética com e sem contraste, Tomografia com e sem Contrate, Endoscopia, Colonoscopia e Ultrassonografia com Doppler), explicou Drº Moacir Sampaio.
“Justamente, tivemos agora uma reunião de 3 horas de duração, a gente está fazendo um alinhamento juntamente com os nossos técnicos do município, a classe médica juntamente com os representantes do hospital da PA 279 para fazer esse alinhamento, ajustamento das nossas ações do município”, explicou Elcimar de Moura, Secretário Adjunto de Saúde.
O prefeito João Cleber, ressalta que o município é complexo por se tratar do tamanho territorial e levar os serviços de saúde a população requer muita responsabilidade com o dinheiro público e organização. Durante a reunião o gestor municipal demonstrou preocupação com a queda de receitas preconizadas pelo o censo do IBGE que apontou que o município diminui o número de habitantes.
“Com certeza a gente tirou dúvidas e aqui reforçando ainda a questão do atendimento à população, a melhoria a nossa saúde, para mim é um motivo de alegria está participando aqui hoje de uma classe da saúde que está aí no nosso município fazendo a diferença, a Saúde com Amor, isso aí é o que vale, a gente tem realmente trabalhado para melhorar a vida do cidadão aqui do nosso município”, pontuou o Prefeito João Cleber.
A Drª Jaciara Rosalve explicou para os médicos que os exames a partir de agora são proporcionados pelo o Hospital Regional da P A 279 e será agendado via regulação. Ela destacou também que o município disponibiliza uma Van para transportar pacientes para a realização de exames mais complexos tipo tomografia, mamografia, biópsia, ressonância entre outros. Drª Jaciara Rosalve relatou sobre o Tratamento Fora do Domicílio (TFD) já que agora ficou bem mais perto já que diminui a distância ficando algo em torno de pouco mais de 100 quilômetros.
Especialidades – O Hospital Regional conta com capacidade para atendimento de casos de alta complexidade e unidades de terapia intensiva (UTIs). Entre as especialidades médicas disponíveis à comunidade, estão: cirurgia geral, oncologia, traumatologia, obstetrícia de alto risco, oftalmologia, nefrologia, cardiologia, além de UTIs adulto, pediátrico e neonatal.
#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho