Prefeito inaugura novas instalações do Departamento de Atenção à Diversidade para promover uma Educação Inclusiva de qualidade e para todos

A Prefeitura de São Félix do Xingu inaugurou as novas instalações do Departamento de Atenção à Diversidade (DAD) nas dependências da Praça Xingu integrado ao prédio da Secretaria Executiva Municipal de Educação (Semed). Este departamento tem por objetivo auxiliar na condução de uma prática pedagógica inclusiva que ressignifique o pensar e o agir do professor e de toda comunidade escolar, frente ao processo de ensino e aprendizagem no contexto de uma escolas aberta às diferenças.

Em sua fala, o prefeito João Cleber em tão emocionado enfatizou que a educação é uma prioridade na sua administração e destacou a importância que visa à inclusão e a diversidade.

É neste espaço que há mapeamento das demandas do alunos que apresentam alguma deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades, bem como alunos que se encontram em vulnerabilidade social e que apresentam algum déficit de aprendizagem. Realiza-se avaliação psicológica, psicopedagógica, acompanhamento aos pais, orientação e formação continuada aos professores da sala regular e da Sala de Recursos Multifuncionais

Atualmente a rede municipal de educação do município de São Félix do Xingu conta com a matrícula de 15.900 alunos , destes 370 são alunos que apresentam alguma deficiência, transtornos globais e altas habilidades nas escolas dos espaços urbano, rural e indígena o que faz com que a Secretaria de Educação proporcione e assegure a escolarização desses alunos como forma de garantir direitos, dignidade, e formação com vista ao desenvolvimento da autonomia e a independência primando por uma construção de identidade própria.

Há em nosso município especificamente na zona urbana 06 salas de Recursos Multiprofissionais e a luta é para que seja implantada mais salas assim no espaço rural e indígena. Este departamento possui uma Psicóloga, duas Psicopedagogas, uma Assistente Social e em breve contaremos com fonoaudióloga , Terapeuta ocupacional, Interprete ou professor de LIBRAS.

O espaço implantado por iniciativa do Governo Municipal de São Félix do Xingu, contará com uma equipe técnica de coordenadores e orientadores pedagógicos, jogos lúdicos e de raciocínio lógico, além de decoração e mobiliário infantis.

Em sua fala, o prefeito João Cleber neste ato muito emocionado enfatizou que a educação é uma prioridade na sua administração e destacou a importância de uma educação voltada para  à inclusão e a diversidade. O prefeito ao afirmar ser filho de uma professora e que ela lecionou por mais de 40 anos enfatiza que é por meio da educação que uma sociedade se desenvolve. Disse também que sempre que fala com sua mãe por telefone, ela o questiona se está tratando bem a Educação de São Félix do Xingu.

“E isso é verdade ela pede para que eu trate a educação e os professores com muito carinho, ela tem 88 anos e ainda se preocupa com a educação do Brasil. E hoje ao inaugurarmos esse departamento voltado à educação inclusiva afirmo que nós enquanto poder público daremos mais condições para os professores lecionar. Quero reafirmar meu compromisso com todos os servidores da educação para que juntos possamos proporcionar uma educação com as mesmas  oportunidades a todos os alunos independente de sua condição social, vamos deixar uma lição de vida, amor e de superação a toda e qualquer dificuldade que encontrarmos. Uma mãe de um aluno com autismo questionou para que contratássemos  uma fonoaudióloga e fisioterapeuta e eu de imediato autorizo para que o secretário de educação contrate se esses dois profissionais para atendermos os alunos com necessidades educacionais especiais” – concluiu emocionado o prefeito João Cleber.

O evento foi prestigiado por Secretários. Em sua fala, o prefeito João Cleber em tão emocionado enfatizou que a educação é uma prioridade na sua administração e destacou a importância que visa à inclusão e a diversidade.

O presidente interino da Câmara Municipal de São Félix do Xingu, vereador Sercino Cristo, se diz feliz com a notícia da inauguração deste espaço educacional para atender alunos com deficiência. Para Sercino Cristo:

“A sociedade avança em todos os aspectos com investimentos na educação e com a integração do trabalho exaustivo de toda administração que estar fazendo a meu ver, boas ações voltadas para a educação e uma delas é proporcionar aos alunos com deficiência um lugar acolhedor e com excelentes profissionais. Sabemos que o caminho para uma sociedade mais justa e digna acontece por meio de uma educação de qualidade”.

O presidente interino da Câmara Municipal de São Félix do Xingu, vereador Sercino Cristo, se diz feliz com a notícia com a implantação do departamento de educação especial para alunos que tenham alguma deficiência. 

Para Clebson Alves, Secretário de Educação, a inauguração destas novas instalações do Departamento de Atenção à Diversidade (DAD) é o caminho certo para uma educação que contemple a diversidade humana que compõe a escola.

“Nós estamos tomados pela a emoção, eu sou professor em São Félix do Xingu por mais de 20 anos, sabemos da diversidade que existe em cada escola deste grande município e o trabalho realizado por este departamento é o de promover uma educação que inclua, discuta e reflita as questões relacionadas a etnia, gênero, classe entre outras que infelizmente muitas vezes passam despercebidas ou ignoradas por nós. Estamos muito agradecidos ao prefeito por ter esse olhar diferenciado pela educação de nosso município e por não medir esforços em realizar ações que realmente fortaleça a nossa educação” – Enfatiza Clebson Alves.

Secretário de Educação, Clebson Alves, disse estar tomado pela a emoção. Eu sou professor em São Félix do Xingu por mais de 20 anos, sei da diversidade e da importância de agregar as deficiências dos alunos de maneira inclusiva educacional.

Em um relato emocionado a mãe do Samuel um aluno autista matriculado em uma escola da zona urbana diz que estes alunos, autistas, com síndrome de Down, deficiência  física e intelectual ou que apresentam algum tipo de dificuldade no aprendizado muitas vezes são identificados pelas professoras nas escolas do município e a partir daí, as gestões escolares ou professores fazem o encaminhamento ao departamento de atenção a diversidade para que haja a avaliação destes por meio de uma equipe multiprofissional e ressalta a importância de todos os envolvidos neste processo – assim pensa Ruthielly Braga, mãe de uma criança especial.

“Fico feliz por ouvir do prefeito João Cleber o comprometimento com a educação especial. Veja bem, eu sou moradora de São Félix do Xingu e tive que me mudar para o município de Ourilândia do Norte em busca de um ensino melhor para o meu filho mas, devido a pandemia tive que retornar ao nosso município e hoje presenciando essas ações voltadas para alunos com deficiências fico mais aliviada porque estou ouvindo do prefeito que irá contratar Fonoaudiólogo e Terapeuta Ocupacional  para atender o meu filho e os filhos de tantas mães que assim como eu só querem uma educação inclusiva para todos”.

Ruthielly Braga, mãe de uma criança especial. Fico feliz por ouvir do prefeito João Cleber em estar comprometido com a educação especial. Agora poderei retornar a cidade de São Félix do Xingu e ter a garantia que a atual administração está investindo em estrutura física e contratando profissionais tais como terapeuta ocupacional e fonoaudióloga para o nosso município. 

Compromisso com o trabalho!

#JoãoCleberTrabalhador

#BatistaAbreuTrabalhador

#OTrabalhoVoltou

#QuemAmaCuida

#OtrabalhoNaoPara

#CompromissoComoTrabalho

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support