Prefeito João Cleber entrega cestas básicas a ribeirinhos e acompanha curso de produção de farinha

Famílias ribeirinhas que vivem na ilha Possidônio, em São Félix do Xingu, no sul do Pará, receberam 32 cestas básicas nesta sexta-feira (24). A ação foi conduzida pela Defesa Civil do Município e acompanhada pelo prefeito João Cleber (MDB). Após a ação de assistência social, os produtores de mandioca e derivados da comunidade receberam um curso de produção e melhoramento da farinha. A capacitação foi uma parceria da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

“Estamos hoje na ilha Possidônio, onde vamos entregar essas cestas básicas à população ribeirinha mais vulnerável. Foram 32 cestas para quem estava cadastrado para receber esse apoio e para mim é um motivo de muita alegria ter a oportunidade de fazer essa entrega. E depois o curso de produção de farinha, que vai ajudar os produtores da comunidade a terem uma melhor renda ao venderem produtos de qualidade”, declarou o prefeito de São Félix do Xingu. As cestas foram fruto de parceria com o Governo do Pará.

João Cleber destacou que a prefeitura vem desenvolvendo várias ações para dar mais qualidade à produção agroecológica das comunidades ribeirinhas de São Félix do Xingu, levando mudas de árvores frutíferas, cursos de capacitação e ações sociais. “É muito bom poder reencontrar várias pessoas que conheço de muitos anos e poder trazer esse olhar especial com nossas comunidades tradicionais, que precisam de atenção do poder público”, disse. A reunião comunitária ocorreu na Cantina da Rita.

O produtor Cleucimar Santana Pereira, o “Toti”, foi um dos participantes do curso de farinha. Ele agradeceu pelo curso e garantiu que a qualidade dos produtos vai aumentar. “A gente que mexe na área da farinha aprendeu muita coisa interessante e vamos aperfeiçoar a nossa qualidade. Obrigado, prefeito João Cleber, secretário Marlos e o professor Manoel do Senar”, disse.

Fonte: Portal Fato Regional/ Colaboração/ Victor Furtado