Prefeito participa de reunião com associados da Colônia de Pescadores Z – 65 de São Félix do Xingu

Viver daquilo que o rio dá. Esse é o cotidiano de um pescador, uma das profissões mais antigas adotada pela humanidade para assegurar sua sobrevivência. Em São Félix do Xingu, aqueles que ainda buscam seu sustento nas águas dos rios, centenas de pescadores ainda praticam a atividade como forma de alimentar e sustentar suas famílias.
O uso de redes e tarrafas por pescadores ficará proibido em São Félix do Xingu durante a piracema. É que no próximo dia 15 deste mês vai começar o período de defeso, quando a atividade da pesca fica vetada durante a reprodução dos peixes. Durante quatro meses, os pescadores irão receber um auxílio financeiro do governo federal.
Na pauta da reunião entre Legislativo e Executivo também foram debatidos outros assuntos, entre eles, a apresentação do novo sistema de cadastro dos pescadores pelo um novo modelo denominado de PesqBrasil, com a recriação do Ministério da Pesca e Aquicultura extinto em 2015. Todos os pescadores artesanais e profissionais precisam estar cadastrados no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), conforme relatou Qécio da Silva, vice-presidente da Colônia de Pescadores Z-65.

“Queremos agradecer ao Prefeito João Cleber por apoiar essa demanda que é a recepção do Pagamento do Seguro Defeso, para os nossos pescadores e pescadoras da zona pesqueira de São Félix do Xingu. Cabe lembrar que o requerimento é feito na presença do pescador e o mesmo deve estar munidos com as devidas documentações necessárias que são matricula C, RG, CPF, contribuição com INSS, Carteira de Pescador devidamente registrada, para assim requerer o benefício e após análise o pescador poderá está apto ou não para receber os recursos advindo do Seguro Defeso”, detalha o servidor público Qécio da Silva.

O prefeito João Cleber se posicionou favorável às atividades dos pescadores e que estará buscando junto aos Governo do Estado do Pará e Federal investimento para que atividade pesqueira continue contribuindo com as famílias dos pescadores. “ Vamos buscar por meio de parceria um frigorífico de peixe, fábrica de gelo, construção de sede para a colônia de pescadores e agora nesta época da piracema os pescadores serão cadastrados para no seguro defeso para se manter financeiramente já que as atividades ficaram suspensas”. 

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support