Prefeito participa em Belém de cerimônia de criação de delegacia de atendimento à mulher de São Félix do Xingu

Durante cerimônia comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, realizada nesta quarta-feira (8), o Governador do Pará, Helder Barbalho anunciou a criação de três novas delegacias de Polícia Civil destinadas ao atendimento de mulheres e de vítimas de crimes praticados em função do gênero. O anúncio das novas delegacias foi feito juntamente com uma série de outras medidas divulgadas pelo Governo visando à proteção, a garantia de direitos e o empoderamento das mulheres no Estado.

“Hoje estamos dando um passo profundamente significativo para que o Estado construa ações e solidifique políticas públicas que fortaleçam efetivamente causas, temas e ações para proteger e cuidar das mulheres paraenses, assegurando que todas tenham o reconhecimento de seus direitos, a partir de um Estado que cumpre seus deveres”, frisou Helder Barbalho.

Entre as novas unidades anunciadas pelo Governo está a Delegacia Especializada em Feminicídio e Outras Mortes Violentas contra Gênero (Defem), que terá sede em Belém, será responsável por investigar crimes como feminicídios tentados e consumados, além de outros crimes praticados em decorrência do gênero como mortes aparentemente acidentais, desaparecimento seguido de morte, lesão corporal com morte e outros.

As outras duas unidades criadas foram as delegacias de Atendimento Especializado à Mulher (Deam), nos municípios de Cametá e São Félix do Xingu. Com as novas unidades, a Polícia Civil conta agora com 23 unidades destinadas exclusivamente ao atendimento de mulheres e outras vítimas de violência contra o gênero, sendo 18 no interior e 5 na Região Metropolitana de Belém.

 

Para o Delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende, a entrega dos novos serviços é um reforço ao trabalho já desenvolvido pela instituição no enfrentamento a violência contra mulher e de gênero. “É uma data muito importante em que o Governador do Estado anuncia a criação de vários dispositivos que, certamente,  vão ampliar as estratégias de segurança para mulheres no Pará. A Polícia Civil está em sintonia com estas ações criando, cada vez mais, novas delegacias especializadas na região metropolitana e no interior, além de qualificar servidores para que possamos oferecer um atendimento mais acolhedor e eficaz às vítimas deste crime”, pontuou o Delegado-geral.

Outras medidas 
Além das três novas delegacias, durante a cerimônia realizada nesta quarta-feira (8), foi  sancionada a Lei de Criação da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), que terá à frente a advogada Paula Gomes. Também foi lançado o lançado Sistema “Alerta Pará Mulher”, criado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) para ampliar o atendimento de vítimas de violência que possuem medidas protetivas, por meio da Lei Maria da Penha.

Serviço
A Delegacia Especializada em Feminicídio e Outras Mortes Violentas contra Gênero (Defem) funciona no prédio da Divisão Especializada no Atendimento à Mulher, localizado na Travessa Mauriti, nº 2393, no bairro Marco.

A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Cametá funcionará na Travessa Benjamim Constant nº 438, Bairro Matinha. Em São Félix, o atendimento será feito na Avenida Antônio Marques Ribeiro, esquina com a Travessa Antônio Nunes, S/N.

Colaboração/ Bruno Cecim/ Fotos e Texto/ Marcelo Leite/ Agência Pará de Notícias. 

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support