Durante cerimônia comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, realizada nesta quarta-feira (8), o Governador do Pará, Helder Barbalho anunciou a criação de três novas delegacias de Polícia Civil destinadas ao atendimento de mulheres e de vítimas de crimes praticados em função do gênero. O anúncio das novas delegacias foi feito juntamente com uma série de outras medidas divulgadas pelo Governo visando à proteção, a garantia de direitos e o empoderamento das mulheres no Estado.
“Hoje estamos dando um passo profundamente significativo para que o Estado construa ações e solidifique políticas públicas que fortaleçam efetivamente causas, temas e ações para proteger e cuidar das mulheres paraenses, assegurando que todas tenham o reconhecimento de seus direitos, a partir de um Estado que cumpre seus deveres”, frisou Helder Barbalho.
Entre as novas unidades anunciadas pelo Governo está a Delegacia Especializada em Feminicídio e Outras Mortes Violentas contra Gênero (Defem), que terá sede em Belém, será responsável por investigar crimes como feminicídios tentados e consumados, além de outros crimes praticados em decorrência do gênero como mortes aparentemente acidentais, desaparecimento seguido de morte, lesão corporal com morte e outros.
As outras duas unidades criadas foram as delegacias de Atendimento Especializado à Mulher (Deam), nos municípios de Cametá e São Félix do Xingu. Com as novas unidades, a Polícia Civil conta agora com 23 unidades destinadas exclusivamente ao atendimento de mulheres e outras vítimas de violência contra o gênero, sendo 18 no interior e 5 na Região Metropolitana de Belém.
Para o Delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende, a entrega dos novos serviços é um reforço ao trabalho já desenvolvido pela instituição no enfrentamento a violência contra mulher e de gênero. “É uma data muito importante em que o Governador do Estado anuncia a criação de vários dispositivos que, certamente, vão ampliar as estratégias de segurança para mulheres no Pará. A Polícia Civil está em sintonia com estas ações criando, cada vez mais, novas delegacias especializadas na região metropolitana e no interior, além de qualificar servidores para que possamos oferecer um atendimento mais acolhedor e eficaz às vítimas deste crime”, pontuou o Delegado-geral.
Outras medidas
Além das três novas delegacias, durante a cerimônia realizada nesta quarta-feira (8), foi sancionada a Lei de Criação da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), que terá à frente a advogada Paula Gomes. Também foi lançado o lançado Sistema “Alerta Pará Mulher”, criado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) para ampliar o atendimento de vítimas de violência que possuem medidas protetivas, por meio da Lei Maria da Penha.
Serviço
A Delegacia Especializada em Feminicídio e Outras Mortes Violentas contra Gênero (Defem) funciona no prédio da Divisão Especializada no Atendimento à Mulher, localizado na Travessa Mauriti, nº 2393, no bairro Marco.
A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Cametá funcionará na Travessa Benjamim Constant nº 438, Bairro Matinha. Em São Félix, o atendimento será feito na Avenida Antônio Marques Ribeiro, esquina com a Travessa Antônio Nunes, S/N.
Colaboração/ Bruno Cecim/ Fotos e Texto/ Marcelo Leite/ Agência Pará de Notícias.
#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho