Uma nova perspectiva se desenha no horizonte para a população de São Félix do Xingu, o Prefeito João Cleber esteve na Câmara de Vereadores acompanhado de Secretários e da Procuradoria Geral do Município, ocasião em que recebeu Bruno Scarpelli, Diretor Executivo da Empresa Centaurus Mineração.

Na Reunião foram discutidos três pontos de pauta: Capacitação, investimentos e audiência pública. Após a explanação do diretor executivo da empresa Centaurus Mineração, o prefeito João Cleber se colocou favorável a implantação do projeto Jaguar localizado nas adjacências do Distrito de Ladeira Vermelha, porém fez ressalvas.

“Não iremos permitir que se contrate mão de obra que não seja de São Félix do Xingu, bem como que as compras sejam terminantemente feitas no comércio local. Peço que a empresa abra aqui na sede do município um escritório para que possamos estreitar cada vez mais os laços de parcerias entre governo e iniciativa privada”, disse João Cleber.

De imediato ficou assegurado a continuação de investimentos de infraestrutura em estradas e pontes de concreto na região do Distrito de Ladeira Vermelha. Além de realização de audiências públicas entre os poderes e a sociedade civil organizada.

De acordo com fonte do Portal Notícias da Mineração, a Mineradora Australiana Centaurus Metals comprou o projeto de níquel-cobalto Jaguar, em São Félix do Xingu, no Pará. O comunicado divulgado pela companhia, o projeto possui um futuro promissor no setor de mineração de Carajás, localizado próximo dos depósitos de níquel-cobalto de classe mundial pertencentes às mineradoras Vale e Anglo American.

Confira a seguir as entrevistas:

Vereador Toinzinho do cacau – “As pautas que foram pautadas hoje, aqui foram muito produtivas, sabe? A gente ficou na expectativa muito boa, como sempre, a Centauros é uma mineradora que a gente tem um carinho, tem um respeito, por eles respeitarem a população desse município, sempre estão mostrando o que estão fazendo, o que que pretendem, sempre contribuindo também ajudando e muito”.

Sergio Benedetti – Secretário de Meio Ambiente – “A reunião muito boa, muito produtiva, compromisso da gente participar desde o início do processo, no estabelecimento da empresa para quando tiver uma operação para que a gente possa transformar essa empresa em uma empresa referência ambientalmente falando e que contribua com as questões ambiental do município”.

Bruno Scarpelli Diretor da Centaurus Mineração –A gente vai fazer praticamente dois tipos de capacitação, vamos primeiro capacitar a mão de obra, para que a gente possa aproveitar essa mão de obra local, que é uma condição primordial para a gente, dá oportunidade para a mão de obra local é o que a gente já faz hoje, hoje mais de 90% do pessoal que trabalha conosco é daqui da região do sudeste do Pará. Em relação às empresas, nós vamos capacitar fornecedores, fornecedores  locais para que eles possam nos prestar serviços e materiais. Hoje em dia o tipo de serviço e materiais que a gente demanda, são materiais talvez para construção civil, são serviços de meio ambiente, serviços de assessoria em veículos, para dar apoio às atividades de sondagem, são atividades que a gente está conduzindo hoje”.

Prefeito João Cleber –Isso é uma reivindicação nossa, porque não é mais que o justo, se o município ter a mineradora instalada dentro do município, porque não comprar aqui? Não capacitar?  Não agregar valores aqui? Principalmente na questão de mão de obra, por isso foi cobrado ai das mineradoras, das empresas que estão instaladas aqui realmente que vamos trazer a capacitação, trazer o investimento, mas também trazer a mão de obra local para poder a gente desenvolver o nosso município”.

 

 

 

 

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.