O prefeito de São Félix do Xingu, João Cleber, recebeu no gabinete a presença de professores e reitores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e do Instituto de Estudos do Xingu (IEX), a reunião teve como objetivo discutir a implantação do Curso e Graduação de Medicina Veterinária no município.

Segundo o prefeito João Cleber o curso é considerado estratégico na região que possui grande vocação para a pecuária ao considerar que o município de São Félix do Xingu de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e destaque nacional na criação de gado o que potencializa a força do agronegócio o que justifica a implantação do curso de Medicina veterinária.

Aqui existem centenas de produtores rurais, de pequeno e grande porte, que necessitam de mão de obra qualificada, não só na área do corte do leite, criar e recreia, mas também em outros segmentos de animais, informou o prefeito João Cleber. 

“Já conversei com o reitor da Unifesspa nós queremos a universidade com a prefeitura uma parceria que seja de mão dupla a universidade ajuda o município e o município vai buscar sempre parceria para ajudar outras cidades também seja contemplada com esse curso. Tratamos aqui diversos assuntos, inclusive a questão do nosso curso de Medicina Veterinária e outras ações que a universidade pode muito nos ajudar em questões importantes para o desenvolvimento do nosso município”, concluiu o prefeito, João Cleber.

Aqui existem centenas de produtores rurais, de pequeno e grande porte, que necessitam de mão de obra qualificada, não só na área do corte do leite, criar e recreia, mas também em outros segmentos de animais, informou o prefeito João Cleber. 

Na visão do professor e reitor Dr. Francisco Ribeiro, ele ressalta que a Unifesspa, com sua expertise e com a janela de oportunidades junto às parcerias com os Governos, estão oportunizando, ampliando o leque de ofertas de cursos da universidade pública federal. Ainda de acordo com o reitor o que não resta dúvidas que a instituição vem cumprindo seu papel no ensino, na pesquisa e na extensão com ações que têm compromisso com o desenvolvimento econômico e social do estado e dos municípios do Sul do Pará.

“Essa é uma parceria um início de uma parceria que vai dá certo a UNIFESSPA se coloca à disposição para contribuir com o município com o que for necessário, nós já estamos aqui, nós já estamos presentes aqui com três cursos e o nosso objetivo é ampliar a presença da UNIFESSPA no município  e ampliar essas parcerias para esses estudos diversos dentro do município a Universidade tem massa política para contribuir nesses estudos, nós vamos estabelecer essa parceria que vai dá certo”, informou o reitor Francisco Ribeiro.

Aqui existem centenas de produtores rurais, de pequeno e grande porte, que necessitam de mão de obra qualificada, não só na área do corte do leite, criar e recreia, mas também em outros segmentos de animais, informou o prefeito João Cleber. 

Por telefone Manoel Silva, chefe de gabinete da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará disse que a Unifesspa já conta com uma boa estrutura física o que já é possível ofertar cursos de graduação, pós-graduação em Letras, Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Engenharia Florestal e agora com a possibilidade de implantar a Medicina Veterinária e inclusive com extensão para atender alunos com ensino superior e que com essa parceria entre a prefeitura de São Félix do Xingu com a Universidade Federal irá atender essa demanda no tocante ao ensino superior.

Por fim foi informado que a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), por meio de parceria com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e a prefeitura de São Félix do Xingu irão estreitar ações por meio do “Forma Pará” visando a oferta de vagas no ensino acadêmico.

O Campus Universitário da Unifesspa em São Félix do Xingu encontra-se localizada no Loteamento Cidade Nova, entrada pela rodovia estadual 279 e estar construído numa área de 1.540,55m2 e conta com cinco salas de aula, mini auditório, biblioteca, laboratório de informática, laboratório de engenharia, salas para professores, salas administrativas para a Coordenação e Direção Geral do Instituto de Estudos do Xingu (IEX).

Esteve presentes na reunião além do Prefeito João Cleber, professor e reitor da Unifesspa, Francisco Ribeiro, Professora Elaine Dias – Diretora do Instituto de Estudos do Xingu (IEX), Lucas França, Secretário de Infraestrutura, professora Natália Carnevali do Curso de Ciência Biológicas, Dr. Walter Wendell Procurador Geral do Município de São Félix do Xingu, professor Denilson Costa, Pró Reitor de Ensino de Graduação, Marcel Miranda, Pró Reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas. Engenheiro Cleber Chuvas, Chefe de Gabinete da Reitoria, Manoel Silva Junior e Sergio Benedetti – Secretário Municipal de Meio Ambiente e Mineração (Semmas).

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *