A Prefeitura de São Félix do Xingu continua investindo em alternativas para facilitar o atendimento de saúde no município. Uma delas, que tem apresentado resultados positivos e a satisfação do público assistido, é o programa Melhor em Casa, desenvolvido pela Secretaria Executiva Municipal de Saúde (SEMSA). De acordo com o informado pela coordenação, todos os dias são percorridos algo em torno de 50 km e diariamente 20 pacientes são atendidos em suas residências, desde da abrangência do KM 7 até ao Bairro Solar das Águas, onde recebem a assistência necessária de equipes multidisciplinares, formadas por médico, odontólogo, enfermeiro, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, motorista e além de assistente social.

A Secretaria de saúde disponibiliza equipe médica e assistência social para levar atendimento nas residências.

A médica Yulle Brito explica que o objetivo do programa do Melhor em Casa é otimizar o acompanhamento do paciente, favorecendo a recuperação total no menor tempo possível e no convívio dos familiares. O programa atende prioritariamente pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós- cirúrgica.

A Secretaria de saúde disponibiliza equipe médica e assistência social para levar atendimento nas residências.

“ Há sem sombra de dúvidas, o conforto da casa, de estar no lar influi muito na recuperação, claro que quando tem uma pessoa doente toda família em volta está envolvida e estar em casa oferece um descanso maior para esses familiares, tem como eles revezam entre eles, descansam nos seus quartos, no hospital não tem como, no hospital você está com mais paciente em uma sala, então ele dorme e acorda no meio da noite, alimentação também é importante então além da nossa equipe de profissionais ainda tem a amparo da família e isso faz sim uma enorme diferença na recuperação do paciente”, disse a médica Yulle Brito.

A coordenadora do Programa Melhor em Casa, como explica a enfermeira Maria Luiza é indicado para pessoas que apresentem dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais os Serviços de Atenção Domiciliar (SAD) é a mais indicada para o tratamento.

A Secretaria de saúde disponibiliza equipe médica e assistência social para levar atendimento nas residências.

“O Melhor em Casa é um programa do Governo Federal e já está 11 anos no município de São Félix do Xingu e o foco é optar pela desospitalização, ou seja, reduzir o tempo de internação e voltar esse paciente para o seio da família e certamente terá uma evolução na recuperação e além de não superlotar os leitos hospitalar” informou a enfermeira Luiza.

A Secretaria de saúde disponibiliza equipe médica e assistência social para levar atendimento nas residências.

Durante a reunião com os profissionais da Atenção Básica ou da Saúde da Família da Prefeitura de São Félix do Xingu, a equipe do Programa Melhor em Casa, detalharam sobre a funcionalidade dos atendimentos. Todos relataram suas respectivas funções, sendo que os procedimentos foram realizados e é composto de 11 pessoas formando a equipe multiprofissional de atenção domiciliar (EMAD), e equipe multiprofissional de apoio (EMAP).

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *