A prefeitura de São Félix do Xingu por meio da Secretaria Executiva Municipal de Educação ( SEMED), reuniu com lideranças Indígenas Kayapó das Aldeias do Rio Xingu, Riozinho e Linha Seca juntamente com o Prefeito João Cleber, Secretário Adjunto Natanael Abreu (representando o Secretário de Educação Clebson Alves) representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), da Fundação Nacional do Índio ( FUNAI) e representantes do Legislativo Xinguense, para deliberar sobre o Retorno das Aulas Presenciais nas Aldeias.

Na Reunião foi apresentado o Plano de Ação para Educação Indígena, que elenca os três (03) pilares a serem seguidos, que são: Protocolo de Segurança, Organização Administrativa e Organização do Trabalho Pedagógico e a Secretaria de Educação ( SEMED) junto com o Departamento Escolar Indígena estão tomando as providências que atendam as demandas solicitadas. O Prefeito João Cleber reafirmou o compromisso de fazer uma Educação Indígena de qualidade, mas com a segurança necessária para preservar a vida de todos.

“Não adianta eu levar lá para as aldeias os professores se os alunos não estão vacinados então, a gente tem preocupado, mais isso aí está sendo um entendimento fazendo um planejamento, eu tenho certeza que tudo vai sair bem, a comunidade indígena entende essa situação também, é preocupado as suas lideranças se preocupa muito com a comunidade indígena então aí a discussão para discutir e chegar um entendimento aí para que volte com segurança as aulas presenciais”, informou o prefeito João Cleber.

O Secretário adjunto reafirmou que a Educação Escolar Indígena vem sendo realizada de forma remota e que estão sendo realizadas ações que contemplem melhorias nas estruturas físicas das escolas e que é compromisso da gestão garantir o retorno presencial de forma segura e atendendo as orientações da SESAI E FUNAI.

O Representante da Fundação Nacional do Índio, Adevaldo Pereira falou da importância da vacinação de todos os indígenas e que está acompanhando o Plano de Retorno às Aulas Presenciais deste município, o representante da Secretaria Especial de Saúde Indígena, afirmou que está disponibilizando as vacinas para as aldeias.

A enfermeira Caroline Viana da Imunização Indígena Kaiapó e informou que o percentual atingido até o momento é 32,4% nas aldeias do município de São Félix do Xingu, ou seja até o momento de 581 apenas 281 foram imunizados faltando ainda 300 índios para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid- 19. Ela ressaltou que esse índice é baixo e precisa melhorar, pediu aos caciques que sensibilizasse os indígenas que ainda não se vacinaram para fazer essa imunização que é uma condição primordial para a volta às aulas presenciais.

Os caciques entre eles o Bebygogoti Kayapó apresentaram as demandas para que haja o retorno das aulas presenciais, as quais foram registradas e serão analisadas com muita atenção e respeito aos povos indígenas, ouvindo-os a Gestão Compromisso com o Trabalho reafirma a importância de uma relação dialógica que favoreça uma educação de qualidade para todos.

Prefeitura Municipal de São Félix do Xingu.

Compromisso com o trabalho!