A prefeitura de São Félix do Xingu por meio da Secretaria Executiva Municipal de Educação ( SEMED), reuniu com lideranças Indígenas Kayapó das Aldeias do Rio Xingu, Riozinho e Linha Seca juntamente com o Prefeito João Cleber, Secretário Adjunto Natanael Abreu (representando o Secretário de Educação Clebson Alves) representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), da Fundação Nacional do Índio ( FUNAI) e representantes do Legislativo Xinguense, para deliberar sobre o Retorno das Aulas Presenciais nas Aldeias.

Na Reunião foi apresentado o Plano de Ação para Educação Indígena, que elenca os três (03) pilares a serem seguidos, que são: Protocolo de Segurança, Organização Administrativa e Organização do Trabalho Pedagógico e a Secretaria de Educação ( SEMED) junto com o Departamento Escolar Indígena estão tomando as providências que atendam as demandas solicitadas. O Prefeito João Cleber reafirmou o compromisso de fazer uma Educação Indígena de qualidade, mas com a segurança necessária para preservar a vida de todos.


“Não adianta eu levar lá para as aldeias os professores se os alunos não estão vacinados então, a gente tem preocupado, mais isso aí está sendo um entendimento fazendo um planejamento, eu tenho certeza que tudo vai sair bem, a comunidade indígena entende essa situação também, é preocupado as suas lideranças se preocupa muito com a comunidade indígena então aí a discussão para discutir e chegar um entendimento aí para que volte com segurança as aulas presenciais”, informou o prefeito João Cleber.

O Secretário adjunto reafirmou que a Educação Escolar Indígena vem sendo realizada de forma remota e que estão sendo realizadas ações que contemplem melhorias nas estruturas físicas das escolas e que é compromisso da gestão garantir o retorno presencial de forma segura e atendendo as orientações da SESAI E FUNAI.


O Representante da Fundação Nacional do Índio, Adevaldo Pereira falou da importância da vacinação de todos os indígenas e que está acompanhando o Plano de Retorno às Aulas Presenciais deste município, o representante da Secretaria Especial de Saúde Indígena, afirmou que está disponibilizando as vacinas para as aldeias.

A enfermeira Caroline Viana da Imunização Indígena Kaiapó e informou que o percentual atingido até o momento é 32,4% nas aldeias do município de São Félix do Xingu, ou seja até o momento de 581 apenas 281 foram imunizados faltando ainda 300 índios para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid- 19. Ela ressaltou que esse índice é baixo e precisa melhorar, pediu aos caciques que sensibilizasse os indígenas que ainda não se vacinaram para fazer essa imunização que é uma condição primordial para a volta às aulas presenciais.


Os caciques entre eles o Bebygogoti Kayapó apresentaram as demandas para que haja o retorno das aulas presenciais, as quais foram registradas e serão analisadas com muita atenção e respeito aos povos indígenas, ouvindo-os a Gestão Compromisso com o Trabalho reafirma a importância de uma relação dialógica que favoreça uma educação de qualidade para todos.

 

Prefeitura Municipal de São Félix do Xingu.

Compromisso com o trabalho!

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Visualizações 167
plugins premium WordPress
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support