Prefeitura e Governo do Pará dão início a construção de escola de ensino médio no Distrito Taboca

A construção da moderna e ampla escola de ensino médio no Distrito Taboca, iniciada pelo o Governo do Pará e com a parceria da Prefeitura de São Félix do Xingu, vem avançando a olhos vistos. A construção já atingiu 90% do muro construído e neste momento inicia o levantamento de paredes do primeiro bloco de sala de aulas.  Essas ações na área da educação denotam o compromisso tanto do Governador Helder Barbalho, quanto do Prefeito João Cleber que trabalham na melhoria das condições de trabalho e também na valorização dos professores.

Alunos e professores irão em breve usufruir de uma ampla, confortável e moderna escola no Distrito Taboca, distante 100 km de São Félix do Xingu.

Outro detalhe a ser frisado e quanto a fomentação do setor econômico para os moradores do Distrito Taboca, todo o material de construção estão sendo comprados na própria localidade, desde do tijolo, ferragens, areia, saibro, brita ao cimento são fornecidos pelo o comércio local, bem como a mão de obra, o que vem gerando 35 empregos diretos e indiretos. Em média a diária está saindo ao custo de R$ 200 reais.

A nova escola terá 12 salas de aula, além de cozinha, refeitório, pátio coberto, banheiros, sala de laboratório de informática, climatização, quadra poliesportiva coberta entre outros serviços. Para este investimento o Governo do Pará, via Secretaria de Estado e Educação (SEDUC), disponibiliza algo em torno de R$ 11 milhões sendo que pouco mais de R$ 1 milhão advém de contrapartida da prefeitura por meio do tesouro municipal.

Residindo há pelo o menos 13 anos no Distrito Taboca, dona Lucenir Amâncio Rodrigues, mãe de três filhos com a marido no Setor Abrão, a poucos metros onde acontece a construção da Escola de Ensino Médio, se diz feliz e vê com entusiasmo além de garantir para que as pessoas possam concluírem os estudos quanto a valorização dos terrenos.

“Pra nós e uma grande melhoria para nós aqui da Taboca, eu que tenho filhos que já está próximo a entrar no ensino médio, tenho os meus vizinhos também que filhos maiores de idade, não precisa mais se deslocar para a cidade, agora não poderá estudar aqui pertinho dos familiares, então foi a melhor coisa que o Prefeito João Cleber fez aqui para nós”.

Roselma Milani, Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Félix do Xingu, informa que o prefeito João Cleber tem na educação como uns dos pilares do governo “Compromisso com o Trabalho” e ao ponto de firmar convênio com o Governo do Pará pretende melhorar a qualidade de ensino no Distrito Taboca.

“Buscando garantir o acesso à educação de qualidade a todo os munícipes de São Félix do Xingu, os governos do Estado e Municipal celebraram convênio para a construção de escola que terá 12 salas de aulas, ao qual irá atender os nossos meninos e meninas do ensino médio a construção já iniciou e em breve a comunidade receberá mais esse benefícios”, enfatizou, Milani.