O produtor rural Cleucimar Santana conhecido por Toti, proprietário do Sítio Vitória localizado na região de Santa Rosa, mais precisamente na Vicinal Malhação é um dos beneficiados pelo governo do Pará e da Prefeitura de São Félix do Xingu.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de São Félix do Xingu (Semagri), recebeu um forno e uma prensa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), através dos equipamentos, os produtores poderão aumentar a produtividade de farinha e consequentemente a comercialização em feiras e no comércio local.

Toti é produtor de farinha há quase 30 anos em São Félix do Xingu, tendo como sua principal renda a produção de farinha puba. Além de ser assistido por técnicos da Secretaria de Agricultura do município, e também acompanhado pelo escritório local da Emater ao qual é participante do Programa Território Sustentável, o que já lhe rendeu a titularização de sua propriedade via Iterpa.

“É nós fabricamos né, nós arrancamos a mandioca aqui e leva para ali mais a família, e lá a gente produz ela em farinha e leva para a cidade para os mercados e aí a gente mexe na feira também, entrega na feira né? E como se diz, é uma renda que a gente achou de levar a vida aqui tem a chacrinha mas a gente estar vivendo muito bem graças a Deus, vamos seguindo em frente”, disse Toti.

Marlos Peterle, Secretário de Agricultura, reforça que com o equipamento é possível ter um aumento na produtividade de farinha chegando a 1.500 quilos mês.

“Então, a secretaria de agricultura com o apoio do prefeito João Cleber, vem aqui, disponibilizar para a comunidade uma prensa e um forno para que melhore a produção de farinha do município, então, a secretaria de agricultura também estar beneficiando essa comunidade aqui com horas máquinas, junto com o apoio do convênio Território Sustentável onde já foi beneficiado vários produtores com mais de cem horas máquinas aqui na região, para a produção de mandioca para a produção de farinha.

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.