A Prefeitura Municipal de São Félix do Xingu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mineração, vem esclarecer acerca dos vídeos que estão sendo veiculados através das redes sociais, relativos a contaminação do Rio Fresco, por prováveis sedimentos de garimpos.

Esclarecemos que, infelizmente, esta situação é resultado de anos de realização de garimpos ilegais, que ocorrem principalmente nos municípios de Cumaru do Norte, Ourilândia do Norte (Rio Branco) e Tucumã (Região do Cuca). Através do mapa plotado abaixo, podemos observar que, o rio fresco começa a ser contaminado, a partir do ponto de intersecção com o rio branco, ainda no município de Tucumã.

A Secretaria de Meio Ambiente e Mineração de São Félix do Xingu, está à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre o assunto.

Esta gestão ainda esclarece que, apesar dos pontos de contaminação não serem no município de São Félix do Xingu, estamos trabalhando desde o início deste ano, em ações em conjunto com as Secretarias de Meio Ambiente dos Municípios de Ourilândia do Norte e Tucumã, para estabelecer ações mitigadoras para tais contaminações.

Infelizmente, apesar do esforço e comprometimento dos Secretários, devido a inércia e negligência das administrações anteriores, o Rio somente começará apresentar resultados deste trabalho a médio e longo prazo, porém, não ficaremos de braços cruzados e trabalharemos fortemente para resgatar a qualidade ambiental desse importante recurso natural de nosso município.

A Secretaria de Meio Ambiente e Mineração de São Félix do Xingu, está à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre o assunto.

Prefeitura Municipal de São Félix do Xingu. “Compromisso com o trabalho”!

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *