O prefeito João Cleber visitou a Zona Rural de São Félix do Xingu, para acompanhar ações que estão sendo executadas pelo Governo Municipal. O prefeito juntamente com o vice, Batista Abreu, Presidente da Câmara Municipal em exercício, vereador Sercino Cristo, Sérgio Benedetti, Secretário de Meio Ambiente e Mineração (SEMMAS) e o servidor Marlos Peterle, Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAGRI), e o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Francisco Torres ” Torrinho”  na oportunidade aproveitou para acompanhar a implantação do Viveiro de Mudas no Distrito de Taboca.

O Viveiro irá auxiliar produtores rurais na recomposição florestal e ao mesmo tempo garantir renda ao homem do campo no Distrito de Taboca.

A presença do prefeito no Distrito de Taboca reforça que o Governo Municipal está atento às necessidades de todos os Xinguenses, sobretudo os que residem nos lugares mais longínquos da sede do município de São Félix do Xingu.

A comitiva do Executivo e Legislativo acompanhou as ações recentes da implantação do Viveiro de Mudas de plantas construído no Distrito de Taboca em parceria com o Governo do Pará, por meio O Ideflor-Bio.

Durante a visita, o prefeito João Cleber acompanhou de perto o empenho dos servidores e ressaltou a importância da agricultura e pecuária na economia paraense. Segundo João Cleber este é um projeto inovador, que garante a produção de mudas frutíferas e essências florestais nos distritos e comunidades do município de São Félix do Xingu, capacitando produtores rurais no preparo de mudas, fomentando a produção agrícola e reflorestamento dessas regiões.

O Viveiro irá auxiliar produtores rurais na recomposição florestal e ao mesmo tempo garantir renda ao homem do campo no Distrito de Taboca.

Estamos aqui hoje no viveiro de mudas aqui da Taboca, uma parceria com Governo do Estado através do Ideflor-bio, viemos aqui visitar o viveiro de mudas de várias essências de açaí, de cacau outras essências que são utilizadas para plantar e fazer reflorestamento pra quem quiser reflorestar suas áreas aqui na Taboca,  estamos com esse projeto em várias regiões aqui do município, tudo com apoio do Estado através do ideflor, buscando recurso através da SEDAP, destinou mais uma verba Quatrocentos Mil Reais para poder desenvolver esse projeto em todo o município”, disse o prefeito João Cleber.

Marlos Peterle, Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de São Félix do Xingu, destacou a importância dessa parceria com O Ideflor-Bio, na preservação ambiental e ao mesmo tempo garantir renda aos agricultores rurais.

O Viveiro irá auxiliar produtores rurais na recomposição florestal e ao mesmo tempo garantir renda ao homem do campo no Distrito de Taboca.

“O viveiro foi um apoio do Ideflor, que o seu João Cleber deu pra gente carta branca para estar buscando essa parceria junto ao estado, junto aos órgãos que querem trabalhar conosco para o melhoramento dessas atividades, principalmente na questão dos safs então, o Ideflor foi parceiro da gente implantou o viveiro aqui no Distrito da Taboca, fomentou questão de saquinhos de sementes de muda de essências florestais e eu quero deixar os meus agradecimentos aqui ao prefeito João Cleber por ter dado a oportunidade de fazer essas parcerias”, informou Marlos Peterle.

SAIBA MAIS: O programa Paisagens Sustentáveis ( Banco Mundial, MMA e Conservação Internacional), pretende uma produção de aproximadamente 120 mil mudas para os arranjos, o Ideflor  cumprindo mais de 25% da meta do Programa Territórios  Sustentáveis dentro do município de São Félix do Xingu.

O objetivo da montagem é promover a proteção e conservação da biodiversidade e o desenvolvimento de boas práticas de manejo florestal e agrícola, assegurando a sustentabilidade do uso dos recursos naturais e o desenvolvimento socioeconômico ambiental, através da restauração e manejo sustentável, com a implantação do viveiro de mudas para os sistemas agroflorestais.

O Ideflor-Bio já possui três outros viveiros comunitários com capacidade para 18 mil mudas e tem o compromisso de entregar mais um viveiro na comunidade Canopus, resultando no total de 192 mil mudas na região pelo Território Sustentáveis até o final de 2021.

 

Prefeitura Municipal de São Félix do Xingu.

Compromisso com o trabalho!

#JoãoCleberTrabalhador
#BatistaAbreuTrabalhador
#OTrabalhoVoltou
#QuemAmaCuida
#OtrabalhoNaoPara
#CompromissoComoTrabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *