Prefeitura lança Campanha contra queimadas urbanas e rurais no município de São Félix do Xingu

Todos juntos contra as queimadas. “Fogo no Mato. Fogo no Lixo. Prejuízo para Você”. É com este lema que a Prefeitura de São Félix do Xingu por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Mineração (Semmas) lançou uma campanha contra as queimadas em todo o município.

Em época de pouca chuva na região chamada de “Verão Amazônico”, a vegetação seca é alvo fácil para incêndios. Outros alertas emitidos por profissionais de saúde é que a fumaça afeta diretamente os pulmões e, por conta da Covid-19, pode agravar ainda mais a situação de possíveis pacientes em recuperação ou que possuam outros problemas respiratórios.

Para Sérgio Benedetti com o tempo seco, essas queimadas podem se alastrar e sair de controle, provocando grandes danos ambientais e sanções e embargos aos produtores rurais.

O Secretário de Meio Ambiente e Mineração da Prefeitura de São Félix do Xingu, Sergio Benedetti, informou que administração “Compromisso com o Trabalho”, do prefeito João Cleber vem trabalhando na prevenção e ao mesmo tempo com trabalho de conscientização perante a população da área urbana e rural em relação aos incêndios florestais.

Benedetti prossegue afirmando que praticar queimadas é algo muito danoso ao meio ambiente à saúde. Pode ser enquadrado em crime ambiental. Com o tempo seco, essas queimadas podem se alastrar e sair de controle, provocando grandes danos ambientais e sanções e embargos aos produtores rurais. Qualquer dúvida com relação ao assunto, a SEMMAS deve ser procurada para juntos buscarmos a solução. Pondera o Secretário de Meio Ambiente e Mineração.

Para solicitar o combate ao incêndio, o cidadão deve acionar a Brigada Militar no 190 ou no Disque Meio Ambiente e Mineração de São Félix do Xingu – 94 – 98410 – 1985.

“Nosso objetivo não é punir ninguém, mas trabalhar na educação ambiental de nossa população. Como meio de prevenção, estamos desenvolvendo um Plano de Atendimento de Emergência (PAE), que consiste na identificação e descrição de vários cenários de emergência, por exemplo: queimadas, explosões, grandes vazamentos, etc. Estamos elaborando junto a Defesa Civil do município um Plano de Contingência que envolverá, além das equipes da SEMMAS e Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, Exército, Ibama, Ideflor – Bio, entre outros.  Para obtermos êxito, é imprescindível que nossa população adira às campanhas educativas com divulgação e conscientização com relação ao tema. Estamos fazendo a divulgação através de anúncios no rádio, outdoor, panfletos, internet”, e em reuniões com as comunidades da zona urbana e rural, informa Sérgio Benedetti.

EMERGÊNCIAS